A peregrinação é um bem social dentro de uma prática cultural, seja ela por razões de fé, espiritualidade ou busca pessoal, aventura ou qualquer outra situação inerente a cada peregrino, os olhares sempre estão voltados para a celebração da fé, assim como a remissão dos pecados.

Para ser peregrino não é preciso ser jovem, atleta ou esportista, esta não é a maior condição para que seja realizada uma caminhada pela fé como a que ocorre todos os anos rumo ao Santuário do Caravaggio.

Para tanto Pollock e Schmidt (2003), afirma que a caminhada é uma atividade segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, além de que a maioria das pessoas pode praticar. Para Vargas Neto (2004) a atividade física regular melhora a circulação coronária por meio de uma dilatação dos ramais das artérias, melhorando também a distribuição no músculo cardíaco, fazendo com que o coração desenvolva novos ramais de artérias para levar o sangue onde o acesso era deficiente.

A caminhada é a forma mais simples de realizar uma atividade física, proporcionando lazer às pessoas que a realizam, é uma atividade fácil de ser realizada além de ser apropriada para os idosos, pessoas com hipertensão ou diabetes, sem exigir esforços excessivos e sem custos altos.

Para tanto seguem algumas orientações, pra que no meio do caminho não fure nem um “pneu”.

A realização da refeição pré-exercício é indicada, principalmente, pela manhã, a fim de evitar um quadro de hipoglicemia durante a atividade física com um tempo prévio de consumo de alimentos antes do exercício matinal corresponde, em sua maioria, em até 30 min.

Nunca esquecendo que atividade física praticada, de longa duração, de intensidade moderada e de elevada assiduidade, implicam uma orientação nutricional adequada por um profissional.

Uma hidratação adequada antes da atividade física é essencial para preservar todas as funções fisiológicas. As quantidades e freqüências necessárias devem ser ajustadas de acordo com as taxas de suor individual e a tolerância à ingestão de líquidos, sendo o objetivo maior desta ingestão a prevenção de qualquer nível de desidratação.