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Daniel Flores

Educação física nos anos iniciais

O objetivo deste artigo refere-se ao fato de a Educação Física não ser ministrada por um professor com formação em Licenciatura em Ed. Física nos anos inicial do Ensino Fundamental o que acredito influenciar diretamente na falta de aquisições de habilidades motoras básicas das crianças.

Pois, como se encontra o desempenho motor das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental? Será que as crianças estão sendo bem estimulas e orientadas a desenvolverem suas habilidades motoras fundamentais e especializadas nas aulas de Educação Física? Pois será que uma orientação de algum professor despreparado pode estar trazendo um déficit no aprendizado esportivo da criança, gerando assim um desinteresse pela prática de atividades físicas nos anos seguintes?

Refletindo este despreparo no momento em que as crianças são inseridas a esportes de maior complexidade, originando uma frustração pela dificuldade no aprendizado, em virtude principalmente da má formação das habilidades motoras nos anos iniciais.

Percebe-se a importância de um acompanhamento de um professor com a formação em Educação Física desde os primeiros anos do ensino fundamental. Visto que o desenvolvimento motor, na infância, se caracteriza pela aquisição de habilidades motoras, que oportunizam um domínio do corpo estático ou dinâmico (andar, correr, saltar, receber, arremessar e chutar uma bola etc.).

Assim como cita Gallahue (2005), o desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente.

Desse modo, as atividades motoras representam um dos pilares da habilidade motora das crianças, caracterizando-se como um componente fundamental do desenvolvimento do indivíduo como organismo biológico, além de implicar diretamente na prevalência do sobrepeso, também interfere no desempenho motor das crianças.

Portanto, a importância dos programas de Educação Física se torna evidente, tendo em vista a responsabilidade do professor em oportunizar ao aluno o acesso a parte dos estímulos necessários ao seu desenvolvimento. Essa oportunidade se torna ainda mais relevante, na medida em que o tempo avança e o ritmo de vida da sociedade se modifica.

Agradeço a contribuição do meu amigo Roger Boniatti na construção deste artigo.