Publicidade

“Ser estudante é sinônimo de ter que ir para a escola todos os dias; de ter que estudar por obrigação; de ‘colar na prova’ para passar de ano quando esta está realmente difícil...” Não é raro encontrarmos pessoas que pensem desta forma. E são poucos os que entendem o real sentido da palavra estudante.

Estudar não é um dever; e sim um direito do qual todos devem aproveitar. Não podemos esquecer que esses tempos tão bons não voltam mais – pré-escola, ensino fundamental e médio, faculdade... Então, o melhor a fazer é desfrutar de cada momento, enfrentar cada obstáculo como um desafio para o futuro. Estudar é, acima de tudo, investir no presente e resultar em um maravilhoso futuro.

Ser estudante é uma postura de vida. É não ter vergonha de questionar quantas vezes for preciso. É ousar conhecer o mundo e ter a sensibilidade necessária para tentar entendê-lo. “Ser estudante é não ser aluno” – muitos já devem ter ouvido esta frase –, o estudante não vai à escola por obrigação, não copia dos colegas para ser aprovado, não estuda somente em sala de aula. O aluno apenas ouve e escreve o que o professor ensina, não procura entender melhor e buscar outras fontes e ideias diferentes, o que, mais tarde, o leva a esquecer-se quase completamente do que foi dito. Portanto, ser estudante é ser muito mais do que ser aluno.

Porém todos nós sempre teremos algo a aprender, não importando a idade. Afinal, ninguém nasce sabendo. E devemos começar aprendendo a ser verdadeiros estudantes.