Publicidade

Bom, para responder a pergunta é necessário voltar algum tempo. Passava por volta do ano de 2005, quando eu era ainda aluno do Ensino Médio. Lembro-me perfeitamente de um dia em que a professora falou a respeito de fazer uma paralisação. Eu simplesmente na época, um tolo, não sabia o que falava. Hoje oito anos após entendo e defendo a causa. Mas afinal sabendo de todas as dificuldades envolvendo a profissão. Por que me tornei professor? Uma pergunta difícil, mas que vale o esforço para responder. Hoje consigo refletir e descobri a importância desta luta.

Todos me dizem:

- O que te passa na cabeça.

- Mas vai fazer uma Engenharia, por que aquela lá dá dinheiro.

-Tu definitivamente és louco, ir atrás tentar explicar coisas legais para pessoas que não querem nada com nada.

Bom!Realmente não sei. O que sei dizer como é ser professor. Olha com sinceridade, ser professor é uma profissão linda e trabalhosa. Muitos que não conhecem se enganam. Alias ela é um tanto quanto difícil. Para se tornar professor é feito uma preparação um tanto quanto comum, igual aos outros cursos. Mas ser professor é uma dádiva, é diferente. Outra característica comum de um professor é ser psicólogo.

alt

As principais dificuldades de ser professor é justamente nas questões sociais, apenas isso. Quando você começa no Estado ninguém sabe né, mas tem indivíduos que chegam há ficar SEIS MESES SEM RECEBER. Alias eu fui um deles. Mas por que não desistiu? Todo mundo fala em mudança, se eu um jovem com uma mente aberta a mudanças desistir no começo, não haverá mais luta.

- Como é o dia a dia?

- Normal como outro trabalho. Tem dias bons e ruins. Mas no meu caso, eu gosto do que faço. Então é bom!

- É complicado ser professor?

-Tem muito aluno mal educado?

- Olha! No começo sim, mas com o tempo e a prática vai embora.

- Têm sim, alguns, mas para isso basta ser rígido, assim eles aprendem.

- Como tu vê a situação atual da Educação?

- Esta melhorando, mas muito lento, como uma lesma vindo.

- O que falta para ela melhorar?

- Vergonha na cara! Trabalhar com seriedade, investir nela.

Olha! Realmente eu fiz uma pergunta muito difícil de responder. Mas uma coisa eu garanto. Somos nós professores que formamos todas as outras profissões. O que falta é a valorização e respeito que a nossa classe merece. Mas para fechar com tamanha humildade deste autor, um mero mortal, usarei uma frase linda do Ex Governador Brizola, sobre a educação:

“A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é a criação de riquezas apenas para alguns privilegiados”- Leonel Brizola.