Após o termino da Segunda Guerra Mundial o mundo se dividiu em dois blocos, formados pelo Capitalismo (EUA, França, Inglaterra, etc.) e o bloco Socialista (URSS, Cuba, China). Essa divisão de sistemas recebeu o nome de Guerra Fria, o nome foi dado por não haver nenhum conflito militar. No Brasil o sistema era capitalista e o presidente da República era Jânio Quadros e seu vice era João Goulart gaúcho, ex-ministro da fazendo no Governo Vargas.

Jânio Quadros passou por um momento turbulento em seu governo, o atual presidente não soube agradar nem a “esquerda” e muito menos a “direita”. Através de uma série de medidas tomadas ele acabou desagradando mais a “direita”, que havia lhe apoiado em sua candidatura. Uma das medidas que desagradou muito à direita e principalmente os EUA, principal aliado brasileiro desde a Era Vargas, Foi ter condecorado Che Guevara, líder da Revolução Cubana com Grã Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, a condecoração máxima do país, dada a um estrangeiro. Além do mais Che Guevara era inimigo número um dos norte-americanos. Outra medida foi enviar o vice Jango à China para reatar relações comerciais, porem o problema é que na China predominava o comunismo, sistema oposto ao do Brasil.

Um dos seus apoiadores incondicionais da sua campanha eleitoral, o Jornalista e Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, começou a fazer constante críticas que de certa forma abalaram o governo. O golpe final que culminaria na renúncia do presidente, foi na noite do dia 24 de agosto, quando Lacerda em seu programa de televisão veio a disparar sérias e graves críticas que fariam Jânio renunciar.

No dia 25 de agosto a noticia da renúncia viria abalar todo o país, principalmente o Rio Grande do Sul. Segundo a Constituição, em caso de renúncia ou morte o vice-presidente assumiria ao cargo. Ao saber da renúncia o então Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola entrou em contato com o comandante do III Exército Machado Lopes e perguntou qual posição o militar tomaria diante da renúncia, o comandante respondeu sou do exército e ficarei com ele. Pouco tempo depois os Ministros Militares decretaram que caso João Goulart pisasse em solo nacional seria morto ou preso.

Por ser herdeiro político de Vargas e com medo que assim que voltasse ao Brasil ele implantaria o comunismo no país. Brizola se reuniu com a Brigada Militar e montou um contingente de Guerra, protegendo o Palácio Piratini com a Brigada e com barricadas de areia, em seguida Brizola disparou que lutaria para o que estivesse implícito na Constituição fosse cumprido. Os militares começaram a bolar um jeito de impedir o retorno de Jango e conter a resistência de Brizola.

O Rio Grande do Sul começou a viver em clima de Guerra, a censura se fazia presente em todo país. A única rádio que escapou da censura em Porto Alegre foi a Rádio Guaíba que através de um decreto Brizola recrutou em prol do Estado. Estava instaurada a Campanha da Legalidade, que consistia na posse legal de Jango.Após perceber que o Rio Grande se preparava para uma Guerra eminente e Brizola não “arredaria o pé de jeito nenhum”,a Base Aérea de Canoas foi recrutada pelos militares e um bombardeio a Porto Alegre estava próximo de acontecer ,e uma força tarefa da marinha se aproximava do litoral gaúcho,em Torres.O Rio Grande iria ser dizimado.Mas o General Machado Lopes voltaria atrás e se uniria a Brizola.Enquanto aguardava o desfecho Jango fazia escala em diversos países.

O bombardeio foi impedido, em seu retorno Jango se reuniu com Parlamentares e negociou o futuro do país, Jango acabou aceitando o Parlamentarismo, que consistia na redução de seus poderes como presidente. Brizola e o Rio Grande do Sul não gostaram. Aquele sentimento revolucionário que estava alicerçado ao imaginário Farrapo,chegava ao fim.A Campanha durou doze longos dias que adiaram o Golpe Militar em três anos.Porem a Legalidade foi esquecida no país, a imprensa que apoiou os golpistas em 64 tratou de apagar , deixar de lado,um dos fatos mais importantes,que representaram novamente a Bravura do povo Gaúcho que apoiou o seu líder Brizola até o final do desfecho.