Publicidade

A auto-sabotagem é conhecida também como o autoboicote ou automutilação, que representa a capacidade autodestrutiva de uma pessoa, em outras palavras, significa o prazer inconsciente de sentir algum tipo de sofrimento. Normalmente, observa-se em casos de dependência química e depressão com risco suicida entre outras patologias. O comportamento também é afetado, como a perda da auto-estima, preguiça, prostituição e agressividade.

A pessoa que se boicota sente prazer por ser maltratado e viver situações ruins, se algo der certo em sua vida ela produz uma maneira de dar errado, é evidente que esse tipo de comportamento é inconsciente, o ser humano não planeja esse tipo de atitude. Todos nós nos boicotamos, vemos mais ocasiões ruins do que boas e aumentamos a proporção do problema.

Pesquisas dizem que a auto-sabotagem esta relacionado com a infância, ou seja, se uma pessoa teve em sua infância momentos bons e tranquilos, e uma boa estrutura familiar e psíquica provavelmente este tipo de comportamento não será tão complicado, porém se a pessoa adulta quando criança teve uma vida triste e violenta ela trará isso para a vida adulta e o seu inconsciente gravará que ela não pode ser feliz, não pode crescer na vida, vendo só o lado negativo de tudo. Geralmente o neurótico justifica todos os seus problemas.

O suicida tem um grande sofrimento por um conjunto de fatos, ele tem o desejo de morrer, pois pensa que será a única forma de aliviar suas dores emocionais, entretanto, todo suicida dá sinais do que ele pretende fazer, isso representa uma forma de pedir ajuda, ele precisa de carinho, atenção, de pessoas, mas não consegue se manifestar e não percebe que tem pessoas próximas tentando ajudar, vê o problema maior e impossível de resolver.

O dependente químico é outro exemplo, ele experimenta pela primeira vez por diversos motivos, depois vai aumentando a dose e a frequência do uso até virar um vício, claro que existe a química da droga, mas o ato de ir buscar droga, de procurar este sofrimento, nada mais é do que um boicote e automanipulação. O usuário de droga tem o desejo inconsciente de assistir acordado e de uma forma artificial o desabamento de sua vida.

Portanto, este tipo de comportamento faz parte do ser humano, todos fazem isso, alguns mais, outros menos, mas precisamos nos dar conta disso tudo e tentar ver os problemas com o seu lado positivo, as dificuldades são meio de amadurecimento e de busca espiritual. Precisa-se dar mais valor as vivências boas e revivê-las e não reviver apenas as ruins, o passado já passou e não podemos mudar, precisamos viver o presente com responsabilidade e ter em mente sempre os planos e objetivos para que no futuro possamos realizá-los.