A tecnologia vem avançando a cada minuto, principalmente os meios de comunicação. Oferecendo-nos uma maior praticidade e comodidade, porém é preocupante o uso abusivo de pessoas conectadas a redes sociais.

Usar a internet como uma forma de comunicação é algo positivo, mais uma forma de conversar, trocar ideias, mensagens e experiências, além de poder fazer campanhas a favor ou contra algo. Entretanto, está acontecendo uma epidemia a acesso em redes como o Facebook, as pessoas estão tornado-se viciadas.

A maioria das pessoas conecta-se à rede várias vezes por dia e até se mantêm conectada por horas, tudo isso pela preocupação de ver se alguém fez algum comentário ou curtiu algo que você postou. Existe uma enorme preocupação em relação ao que o outro pensa.

Outra situação é sentir dificuldade de relacionar-se com as pessoas pessoalmente e perceber que com o uso da internet se torna mais fácil, nesta situação pode analisar que no início poderá ser mais fácil, mas chegará um momento que ele terá que ter contato com outras pessoas sem o uso da tecnologia. Tendo essa consciência não tem problema, não se deve esconder-se atrás de um computador, tablet, notebook ou celular, uma fobia social ou uma dificuldade de relacionamento.

Muitas pessoas usam esse meio de comunicação com consciência e não expõem suas vidas, todavia, existem aquelas que precisam, sentem a necessidade de expor tudo, pensamentos, planos, precisam contar como foi seu dia, o que fez e com que esteve, utilizam aquela página como se fosse seu diário. Precisa-se entender o que faz uma pessoa se expor tanto.

Será que é a necessidade de se sentir importante para alguém? De ser lembrado? Será que é a necessidade de escrever ou contar para alguém o que pensa e faz? Conheço todas as pessoas adicionadas? Gostaria que todas elas soubessem o que eu penso? Essas perguntas deveriam ser pensadas e respondidas para si próprio como uma forma de controle ao uso das redes sociais.

Portanto, a realidade é essa, jovens deixando de estudar, crianças deixando de brincar e interagir com outras pessoas para interagir com uma máquina. É muito bom para todos o avanço da tecnologia e a internet que nos últimos anos teve um crescimento enorme, ninguém deve se privar desse benefício, apenas saber administrá-lo e usá-lo a seu favor.