Vivemos em mundo rodeado por pessoas de diversas caracteristicas e personalidade, uma caracteristica ou um aspecto da personalidade é o orgulho. Muitas pessoas têm este perfil, e isso gera sofrimento para a propria pessoa e para as pessoas a sua volta também. É dificil de entender o que se passa na cabeça da pessoa orgulhosa e é muito mais dificil fazer esta pessoa mudar de opinião sobre determinado assunto ou ceder em alguma situação.

Percebe-se bastante o orgulho presente nos relacionamentos entre as pessoas, ninguém quer ceder, assumir que estava errado ou simplesmente dizer vamos resolver tudo isso e esquecer o que foi falado de ruim porque o que importa é o que sentimos, o carinho, o afeto e dar valor para tudo que aconteceu de bom, mas as pessoas não são assim, ou pelos a grande maioria não é desta forma. As pessoas querem estar no comando da situação e achar que estão sempre corretas, além disso, acreditam que seu sofrimento é sempre maior e que seus pensamentos estão sempre certos.

Relacionamentos afetivos são destruidos, carinho e afeto, todos esses sentimentos são destruidos por orgulho. Será que o orgulho é tão poderoso desta forma? Ou será que são as pessoas que dizem sentir o que na verdade nunca sentiram? O que faz as pessoas se tornarem frias? O que faz as pessoas ignorarem outras e terem atitudes iracionais com outras pessoas?

É decepcionante pensar que muitos dos seres humanos são orgulhosos, claro que existem algumas situações complicadas e que realmente é muito dificil aceitar algo ou perdoar pela gravidade da situação, afinal somos humanos é temos sentimentos. Porém quando falo de orgulho, estou me referindo ao orgulho de pessoas que se amam, que se gostam, que existe afeto e acabam com todo sentimento e lembranças boas por situações que poderiam ter sido resolvidas de uma forma calma e tranquila, da melhor forma possivel.

Por tudo isso, sabe-se que o orgulho faz parte das pessoas e sempre fará, o que pode-se fazer é pensar e analisar o quanto aquela pessoa é importante, o quanto a amo ou a considero especial e importante e pensar muito o que foi mais significativo a situação, atitudes, palavras negativas e ruins ou os momentos bons, situações e atitudes boas que foram construidas entre essas pessoas, sabe-se que certas atitudes ou palavras são bem marcantes e doloridas e demoram um tempo para começarem a cicatrizar, mas vale o esforço e aos poucos tentar solucionar e resolver os problemas e cultivar sempre a paz, o amor e todos os sentimentos bons, deixando os sentimentos ruins e o rancor de lado, para assim viver uma vida tranquila com as pessoas que amamos.