Publicidade

Há quinze anos a Associação Gaúcha dos Escritores Independentes(AGEI) auxilia na divulgação e comercialização de obras literárias em nosso Estado.

Nas Feiras de Livros da capital gaúcha e, em outros momentos, em outros municípios a AGEI fez-se presente com associados, que hoje totalizam mais de 300.

“A AGEI é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Foi o primeiro grupo independente a ser aceito na Feira do Livro de Porto Alegre”, citou uma das publicações sobre a entidade.

Quem mais dá valor a AGEI é aquele(a) escritor(a) que tem manuscritos poéticos, literários e precisa de um amigo para auxiliar na publicação e venda de suas obras.

Para isso a associação vem suprir parte do espaço que a grande maioria das editoras deixa aberto. São livros que chegam numa vitrine próxima a outras grandes obras literárias, de autores e editoras famosas em outras estantes da Feira do Livro de Porto Alegre-RS; na estante da AGEI, na praça, anualmente durante a Feira.

Só quem luta muito tempo, realiza tantas consultas, orçamentos às editoras de porte, que se demonstram, em sua maioria apenas interessadas em seus lucros, não poderia ser diferente no sistema capitalista que vivemos, onde a cultura, com poucas exceções, não recebe a devida e merecida atenção.

Muitos escritores que não aceitam ter que pagar para serem reconhecidos, muitas vezes ‘dando’ suas obras a grupos que se aproveitam da beleza de textos e essas editoras ganham muito sobre os que os produziram. Outras vezes essas empresas, além de ganharem com a produção não fazem nenhum reconhecimento pelo trabalho literário, textual e mesmo gráfico do verdadeiro autor, escritor, poeta.

A Literatura é palco de anônimos incentivadores da leitura, na transmissão de tantos conhecimentos, ficção ou não, em versos ou praza, mas que marcam desde a infância até a velhice de tantas e tantos que diariamente se debruçam na frente de páginas escritas com amor, arte, carinho, emoção e tantos outros sentimentos.

Seja o autor adepto de pseudônimo, utiliza de coletâneas, participa de concursos, mesmo não sendo reconhecidos sempre há espaço para Literatura, e na AGEI centenas de produtores textuais mostram seus trabalhos a cada ano. Acesse http://ageiescritores.blogspot.com.br/

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR