Poderia eu aqui citar centenas de detalhes da palestra, o que antecederam aquela ótima participação de universitários, universitárias, professores de várias áreas, profissionais da saúde, organização e equipe de apoio.

Poderia eu citar tantos detalhes que não pude transmitir que, certamente, teria possibilidade de outros três momentos semelhantes a estes. Poderia citar a dinâmica de dois blocos de citações e dois blocos de perguntas pelos presentes. Poderia citar como interagi, desde o primeiro momento, lá em 1ºAGO, e continuarei aos que estarão me acompanhando pelos contatos que transmiti.

Poderia citar algumas avaliações produzidas pós-palestra por professores, equipe organizadora e os presentes em geral.

Mas quero enfatizar o quanto aprendi, aprendemos, com todos e todas que participaram atentamente, interagindo de forma espetacular...

Mais que isso, mostrar que estamos no caminho certo da Luta Antimanicomial, Reforma Psiquiátrica na Saúde Mental. Confirmar que muitos poderão, a partir desta experiência, ampliar seus conhecimentos e, quiçá, produzir artigos acadêmicos para convenções e congressos nacionais e internacionais de Saúde Mental, com base no vasto conteúdo que repassei ao professor Robert, e quem tenha interesse, terá boas referências para suas pesquisas.

Voltar a citar, agora com confirmação, que esta intervenção na Universidade de Passo Fundo realmente se tornou um marcador de páginas em minha vida de militante da Luta Antimanicomial e Literária.

Para manter certo protocolo quero agradecer de coração o Coletivo NOSSUS e as universitárias de Psicologia que organizaram esta tarefa, e na pessoa do Robert, que foi o porta-voz durante todo o período, que me auxiliou na elaboração da forma de apresentar, trocamos muitas ideias, me repassou informações importantes, muitas delas, pelo tempo nem pude retransmitir aos presentes, mas que todos e todas que, de alguma forma auxiliaram, seja na importante divulgação ou da forma que pode contribuir para grandeza da realização.

Agradecer profundamente os professores que transferiram suas aulas para o Centro de Eventos, a estes muito obrigado, confesso que me senti com mais responsabilidade ainda quando o auditório estava, nos primeiros momentos com quase o dobro do esperado. Compromisso de repassar conteúdos que mostre que não foi apenas mais uma simples “palestra”.

E por último reforçar a todos e todas que se fizeram presentes, haverá outros momentos.

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR