Precisamos aprender a agradecer, muitos de nós, por vezes não retribuímos, sequer damos um “muito obrigado”. O fato que me sensibilizou para escrever esta coluna foi a partir de conceituado pequeno empresário me doar significativo valor para impressão de minha próxima obra literária, e ao oferecer-lhe algumas possibilidades de contrapartida, afirmou que “ajudamos tanta gente que nem conhecemos, porque não ajudar quem conhecemos, que sabemos que tem um trabalho sério” quanto a contrapartida “não precisa nem citar meu nome, ou de minha empresa, o objetivo não é esse; nem mesmo me dar um exemplar, pois depois vou compra-lo”.

Nem tenho como comentar o ocorrido, mas fiquei sensibilizado. Somado a isso muitos anônimos incentivos de dezenas de pessoas para eu continuar na escrita e na busca de recursos para novas publicações. Por isso produzi pre-agradecimento para compartilhar com muitos ‘amigos’ do Facebook, e fez-me ampliar para minha coluna semanal:

“Quero agradecer publicamente, e de coração, às centenas de pessoas que de suas formas, auxiliaram na execução desse projeto, foram palavras de força, sugestões, doações, compra de livros e outras colaborações. Chegou o dia “D”, tinha que levantar valor para imprimir a obra “‘bipolar’ estável, Saúde Mental e Luta Antimanicomial”, e como prezo pela maior e sempre transparência, informo o valor total arrecadado de R$ 825,50(até esse momento-10MAI), como está projetado em R$1.900,00(montante das despesas), efetivarei o projeto com parte de recursos próprios. Acompanhe minhas obras em www.roquejr.com.br/livros Ainda podes colaborar, estarei recebendo qualquer valor: BancoBrasil ag 0486-3 conta 38390-2 MartaG Santos (esposa)”.

Como prazo para algumas definições é 16 de maio, ainda aguardo algumas doações. Lembrando que dia 18 de maio é data que lembramos internacionalmente a Luta Antimanicomial, e em muitas páginas desta obra, que ora se aproxima da concretização, é citadas questões não asilares, que sejam levados com atenção, humanizadas em CAPS e em tratamentos privados.

Não poderia deixar de convidar todas e todos que estiverem nas proximidades da Serra Gaúcha para acompanhar, na tarde de 21 de maio, painel e outras atividades com a Luta Antimanicomial promovida pela CRPRS-Serra, onde estarei entre os debatedores na mesa em roda de conversa do assunto, a partir das 14h, no Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul-RS.

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR