Mais uma vez... Mesmo considerando muito pouca atenção a Luta Antimanicomial, a Saúde Mental (e pública), o assunto contrário ao sistema asilar, o cuidado às pessoas em sofrimento mental, e o chamamento da sociedade em geral sobre tantos detalhes sobre o problema. Tendo como foco, assunto de conversa com pessoas que entendem ser necessário a maior divulgação da lei antimanicomial que foi promulgada no Brasil em 2001, mas ainda hoje muitos detalhes ainda estão lentos na prática.

Vale lembrar que nosso Estado (RS) foi o precursor em ter uma lei estadual nesta área, isso nos idos de 1992. Com base em nossa lei estadual que a mobilização nacional tomou maior impulso. Precisamos procurar entender mais sobre o assunto e praticar com nossos familiares e conhecidos formas mais adequadas.

Hoje a cada dez pessoas da região, pelas minhas projeções, pelo menos sete que tem algum problema psicológico, ou em seu circulo familiar ou de amizade próxima alguma pessoa se tratando, ou em processo de melhor conhecimento para um possível diagnóstico em Saúde Mental.

No próximo sábado a comunidade da região é convidada a participar no Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul-RS em tarde de conversa sobre o assunto. Vários profissionais da área de Saúde, em especial psicólogos e outras áreas que atuam diretamente no trato da Saúde Mental já responderam ‘presente’ ao convite e estarão lá abrilhantando o frio da Serra, com o calor da Luta Antimanicomial.

Entre os assuntos em foco o tratamento dos imigrantes que a cada momento ampliam na região e o assunto está sendo visto com certa dificuldade pelos profissionais que os acompanham. Lembrar ainda que dia 18 de maio se lembramos o Dia Internacional de Luta Antimanicomial, e muitos outros assuntos relacionados ao tema ‘loucura’, ‘doidos’, ‘alucinados’ estarão em foco, podendo ainda tirar dúvidas no assunto Saúde Mental com os profissionais também de outras áreas que lá estarão marcando este momento.

Outro grande aspecto é a forma descontraída que se projeta o evento, como um piquenique animado, descontraído. Estarei me fazendo presente, na mesa, junto com outras pessoas que têm domínio na área. O Convite está feito, aguardamos tua importante presença, convide teus amigos e amigas e vamos passar uma tarde diferente.

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR