Publicidade

Já escrevi muitos parágrafos e até alguns capítulos de meus livros em aparelho móvel com funções de computador. Hoje, pela primeira vez, experimento esta tecnologia também para meus artigos semanais.

Em momento especial que, antecede minhas merecidas férias de uma semana, alguns meses após ter sido contemplado com crônica no XIV Concurso de Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, antecede também a publicação de algumas obras literárias.

Neste período que muitos ainda estão em seus balanços pessoais, projetando tantas realizações para 2017. Procuro fazer outros experimentos literários.

Com o progressivo avanço em tantas ferramentas virtuais e eletrônicas fica cada vez mais próximo a possibilidade de se escrever um livro pela manhã, publica-lo à tarde e em vários locais do globo. Parece simples. Hoje, mas há três décadas quando escrevi isto muitos achavam uma “loucura”.

Hoje muitos celulares saem de fábrica com um brinde muito interessante aos que apreciam a arte de escrever, o aplicativo Word, detalhe versão mais avançada que muitos locais com notebooks e computadores de mesa.

Uma grande vantagem para os que têm habilidade também na edição. Para esses montar arquivos mestres com tipos e tamanho de letras, distância de margens, parágrafos entre outras configurações e enviar pelo arquivo eletrônico ao smartphone e vice-versa.

Em pouco tempo esta ferramenta será difundida em sala de aula e oficializada muitos processos educacionais com aplicativos “baixados” durante as aulas. E da própria classe em sala-de-aula enviará para impressão e, minutos depois, algumas cópias prontas.

Isso o que não for por arquivos eletrônicos...

Pera aí... Quero enfatizar que será em escala, pois muitos já fazem isso atualmente em centenas de ambientes educacionais Brasil afora.

Foto: Marta Santos

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR