Nos dias dois e de sete a dez de junho houveram grandes mobilizações juvenis tanto em nível de Estado, como nacional. Muitas “tribos” com idade até 29 anos se reuniram nas capitais gaúcha e carioca para debater a tese “Nas redes e nas ruas”. Foram muitos seminários e congressos preparatórios em quase todos os cantos dos 27 estados brasileiros e tendo com proposta ampla e final uma nova sociedade, a Socialista.

Farroupilha esteve presente com participantes tanto na etapa estadual como nacional, e está se mobilizando para realizar o primeiro congresso municipal da UJS. Mais de 700 imagens estão a disposição no www.roquejr.com.br, e estou disponível para qualquer informação, bem como no www.ujs.org.br .

É de se destacar, como se vê nas fotos, que muitos dos presentes nestes eventos, filiados a UJS, também são dirigentes de muitas outras entidades importantes, seja na diretoria da UNE – União Nacional dos Estudantes -, seja na ANPG – Associação Nacional dos Pós Graduados, seja na UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – seja na UBM – União Brasileiras das Mulheres -, seja no movimento Hip Hop, seja na UEE-Livre – União Estadual dos Estudantes, seja na UGES – União Gaúcha dos Estudantes, entre tantos outros. As propostas foram entregues ainda na etapa estadual com cada aspecto a serem debatidos, num total de 32 páginas de um caderno contendo-as, o alojamento foi na UFRJ e os debates centrados na UERJ.

Fundada em 1984, a União da Juventude Socialista contribuiu com a formação política de muitas lideranças importantes no senário estadual e nacional, podemos destacar um de seus fundadores, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; o ex-Ministro Orlando Silva (que tanto avançou nos esportes, na olimpíada e na copa do mundo), Manuela D´Ávila (fez expressiva votação nas duas eleições à Câmara Federal, destaque à votação aqui.

Sobre o autor Roque JR

Roque JR é graduando em Sociologia e História na UCS, ambos os cursos mais de 50% das disciplinas cursadas. Fotógrafo há quase três décadas. Lançou sua primeira obra literária em 1999. Editor e historiador, já publicou 18 obras literárias. Foi fundador do CASFF, da UFES, do LEO Clube Farroupilha Imigrante, militante em várias áreas em especial no meio estudantil entre 1987-2014. Atualmente dedica-se a Literatura; à Luta antimanicomial, Saúde Mental e Saúde Pública.

Visitar site do autor

Lista de Artigos de Roque JR