Publicidade

Festejos do município farão homenagem ao evento que e é símbolo da cultura gaúcha. Luiz Carlos Borges será homenageado e programação vai de 8 a 20 de setembro no município

O lançamento oficial da 5ª edição do Farroupilha Bem Gaúcha ocorre na próxima quinta-feira, dia 24, às 19h, no Salão Nobre da prefeitura, em solenidade aberta para a comunidade, imprensa e convidados especiais.

Os festejos farroupilhas deste ano serão mais extensos e vão de 8 a 20 de setembro. Durante os 13 dias de evento no Largo Carlos Fetter, estarão presentes 18 piquetes compostos por entidades e grupos de pessoas que se reúnem e montam acampamentos para celebrar a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul em uma grande festividade e confraternização.

A programação cultural está sendo finalizada, será divulgada durante o lançamento e estará recheada de apresentações artísticas, culturais e esportivas para quem gosta, vive e se envolve com as tradições gauchescas. Entre as atrações estão Adriana de Los Santos, Mano Lima, Gaúcho da Fronteira, Marcello Caminha, Luiz Carlos Borges, e muito mais apresentações de artistas locais e regionais. A entrada será gratuita para todos os shows.

Comemorando a retomada do principal festival de música da província de Santa Fé, o tema da Farroupilha Bem Gaúcha de 2017 é “Revivendo a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul”, evento que teve início em 1971 e foi responsável pela difusão de grandes autores, músicos e das principais canções da nossa terra. Depois de algumas interrupções ao longo dos anos, a Califórnia ocorre de 8 a 10 de dezembro, em Uruguaiana.

O artista homenageado neste ano em Farroupilha será o músico, cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges. Com 64 anos de idade e quase 60 de carreira musical, ele está entre as grandes atrações do Farroupilha Bem Gaúcha. Nascido em Santo Ângelo e criado pelas regiões da Fronteira e Missões, Borges começou na música aos sete anos e tem mais de 30 discos gravados, sendo destaque na 9ª Califórnia, em 1979, quando interpretou a canção Tropa de Osso, grande sucesso de sua autoria, conquistando a melhor posição na linha Manifestação Rio-grandense.

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado, Pro Cultura-RS, e pela Lei Rouanet, o Farroupilha Bem Gaúcha é um evento sustentável que não despende recursos públicos municipais para a sua realização. Promovido pela Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e realizado pelo Produtor Cultural AM9 Produções, o evento conta com o patrocínio de Grendene, Tecnova, Freuden Bier, Saindo a Cavalo e Vento Negro, e apoio de Ferragem Debiasi, Entidades Tradicionalistas, Ecofar, Sesi Farroupilha, SESC/Fecomércio, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Unopar e Amiga Informática.

Concurso Estudantil
Para promover o intercâmbio cultural, projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do sul, além da integração entre os estudantes do município, o Concurso Estudantil Farroupilha Bem Gaúcha volta para valorizar os artistas de Farroupilha desde cedo para crianças e adolescentes. As inscrições para os estudantes de toda a rede escolar, desde a educação infantil até os anos finais do ensino médio, já estão abertas e vão até o dia 6 de setembro. As apresentações, nas modalidades declamação, instrumental, intérprete, danças e chula vão ocorrer nos dias 13, 14, 15 e 18 de setembro.

Serviço:
O que: 
Farroupilha Bem Gaúcha
Quando: de 08 a 20 de setembro
Onde: Largo Carlos Fetter, Farroupilha-RS
Quanto: Entrada gratuita para todos os shows

Produtor Cultural: AM9 Produções
Realização: Prefeitura de Farroupilha, Secretaria de Turismo e Cultura

Patrocínio: Grendene, Tecnova, Freuden Bier, Saindo a Cavalo, Vento Negro
Apoio: Ferragem Debiasi, Entidades Tradicionalistas, Ecofar, Sesi Farroupilha, SESC/Fecomércio, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Unopar e Amiga Informática

Fotos: Divulgação/arquivo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha