Publicidade

Na próxima sexta-feira, 22, a Secretaria de Turismo e Cultura promove o Concerto de Primavera “Dois Horizontes”, com o artista Jackie dos Passos. Será às 19h30, no auditório da Casa de Cultura (Rua da Republica, 172 – Centro). A apresentação mostrará a riqueza de possibilidades que o violão oferece, tanto como instrumento de concerto, como na sua forma mais livre, o chamado Fingerstyle.

A primeira parte é dedicada ao violão erudito, onde são interpretadas obras consagradas da música clássica, como J.S. Bach, Augustin Barrios, Simone Iannarelli, os brasileiros Ary Barroso e Giacomo Bartoloni.

A segunda parte é dedicada ao Violão Fingerstyle, onde são apresentadas músicas de sua autoria e de violinistas internacionais. Também faz parte do espetáculo, arranjos de músicas populares.

 

O artista

Nascido em Farroupilha no dia 15 de fevereiro de 1988, teve seu primeiro contato com o violão ainda aos sete anos de idade instruído por seu pai, quem o apresentou o caminho do violão popular. Aos quatorze anos Jackie entrou para uma escola clássica de Caxias do Sul, onde foi matriculado no curso de Violão Erudito, sendo aluno do grande maestro e violonista Ivan Montanha. Começava ali um longo percurso de educação musical que o levaria a chegar aos treze anos de dedicação e prática ao instrumento.

Durante este período, Jackie teve diversas trocas de experiência com violonistas vencedores de concursos europeus, que enriqueceram sua bagagem musical e técnica, dentre eles os grandes nomes do violão mundial, como Anton Vandborguett, da Belgica, Lazhar Cherouana, da França, Giuseppe Zinchirri, da Italia e Jaime Velasco, da Espanha e Thiago Colombo de Freitas, do Brasil.

Em 2014 passou a ser aluno de Paulo Inda, Mestre em violão erudito e professor da UFRGS em Porto Alegre- RS. Em sua trajetória artística realizou inúmeros recitais e concertos de violão erudito pela região e pelo estado. Atuou em formações de duo e trio de violões, orquestra de violões e na orquestra Pró Música. Há três anos tem se dedicado ao estudo de um estilo chamado Violão Fingerstyle. Lançou seu primeiro CD de violão solo em abril deste ano, intitulado Dois Horizontes.

Atualmente leciona em Farroupilha aulas particulares, em escolas seculares, e prepara alunos para as provas de vestibular das Universidades Federais em música.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha