Publicidade

 

A programação da X Jornadas da Mulher segue até o dia 18 de março, Dia da Mulher Farroupilhense. O tema central deste ano é “Mulher: Respeito, Trabalho e Igualdade”.

Dentre as diversas atividades, na noite de domingo, 11, foi celebrada a missa em homenagem à mulher na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Durante a homilia, o Padre Paulo Gasparetto fez uma reflexão sobre a violência contra a mulher. Ao final da celebração, a Coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Márcia Georg, a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Mengotto, a presidente do Presidente do Comdim, Franciele Boschetti Rech, e demais integrante do Conselho fizeram o convite para a comunidade participar das atividades.

Na noite de segunda-feira, 12, a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Solene em Homenagem à Mulher Farroupilhense. Durante o ato, sete mulheres receberam o Certificado Mulher Destaque 2018 pelos serviços prestados ao município.

– Rejane Comin: Psicóloga, atua desde 2011 na Casa Lar Padre Oscar Bertholdo. Em 2012, foi uma das fundadoras do Grupo de Apoio DNA da Alma para pais que buscam a adoção de crianças. O Grupo é referência no Brasil.

*Por motivos de saúde na família, a Rejane não pode comparecer, e sua colega Vanusa Tavares de Oliveira a representou.

– Gissela Franke Colombo Berlaver: Sucessora de Adelino Colombo na empresa Lojas Colombo, tem a missão de manter a tradição da empresa familiar. Formada em Direito, atuou por 27 anos na empresa da família, Sócia da GIO Consultoria Empresarial e atua paralelamente das ações do grupo Voluntárias da Saúde.

– Carla Macalossi: Há 27 anos gerencia a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Farroupilha, assessorando os presidentes e colegas membros da diretoria que por ali passam. Entre suas ações contribui na organização de eventos como Fenakiwi e Almoçando com a CICS.

– Nair Salete Todeschini: Formada em Serviços Social, realizou atividades junto ao Poder Público Municipal como Assistente Social até 2012. Entre seus trabalhos, participou do assentamento da Tribo Indígena, projetos com os recicladores no bairro Industrial e atendimentos no Plantão Social.

– Elenice Girelli: Ligada a dança tradicionalista, desde pequena já sinalizava o desejo de ser professora. Atualmente dirige uma Escola de Educação Infantil, é conselheira de Ética da 25ª Região Tradicionalista e Capataz do CTG Ronda Charrua.

– Sandra de Almeida: Exerce seu segundo mandato como Presidente da Associação de Moradores do Bairro São José. Entre suas ações, contribui na formação das crianças com atividades esportivas, como natação, futebol e crossfit,  tendo o apoio de professores voluntários.

– Diles Terezinha Turquetto: Religiosa, há 18 anos é zeladora da capelinha. Participa da construção da Igreja do Bairro Santa Catarina, onde inicialmente cedia o porão de sua casa para a realização de missas mensais, e hoje organiza o ato ecumênico no Salão da Comunidade.

E nesta terça-feira, 13, foi realizada na empresa Tramontina a Roda de Conversas. Na ocasião, Adriane Lopes, Advogada e Professora da Universidade de Caxias do Sul, falou para as colaboras da empresa sobre o tema “Mulher: Respeito, Trabalho e Igualdade”. O Diretor da empresa, Lourival Dalmás, o Prefeito Claiton Gonçalves, a Primeira Dama, Francis Somensi, e a Coordenadora da Mulher, Márcia Georg, também participaram da ação.

Confira a programação que segue com atividades até o próximo domingo, dia 18 de março:

 14.03 – quarta-feira

14h –Visita ao Projeto Preservação de Nascentes

Local: Propriedade de Marcos Nicoletto em Caravaggio, 1º Distrito

 

15:30h –Visita ao Projeto Tá na Mesa – Hortas Comunitárias

Local: Horta Comunitária do Bairro 1º de Maio 

Endereço: Rua Antônio Sachet, esquina com Rua Santiago (fundos)

 

19h30min e 23h – Programa Cidade Aberta

Local: TV Cidade

Tema: “Mulher: Respeito, Trabalho e Igualdade”

 

 

15.03 – quinta-feira

7h e 12h – Reprise do Programa Cidade Aberta

Local: TV Cidade

 

19h – Roda de Conversas com a psicóloga Nara Paraboni e o médico Dr. Thiago Brunet

Local: Residência de Ousana Fardin

Endereço: Rua Jacomina Veronese, 164, Bairro 1º de Maio

Tema: “Mulher: Respeito, Trabalho e Igualdade”

 

16.03 – sexta-feira

18h – Programa Fim de Expediente com Rogério Portolan

Local: Rádio Spaço FM

Tema: “Mulher: Respeito, Trabalho e Igualdade”

 

18h30min – Workshop com a Deputada Estadual Liziane Bayer

Local: Câmara de Vereadores de Farroupilha

Tema: “Muito mais que nossas aparências”

 

17.03 – sábado

20h – Café Colonial em Homenagem aos 18 Anos de Fundação do Clube de Mães Sagrada Família e Dia da Mulher Farroupilhense

Local: Centro de Tradições Gaúchas Aldeia Farroupilha

*Mediante aquisição de ingresso pelos telefones:

(54) 3261-4659 – Beatriz

(54) 3261-4446 – EMA

R$ 35,00- adulto

R$ 15,00 – crianças de 5 a 10 anos

 

18.03 – domingo

Dia da Mulher Farroupilhense

PIQUENIQUE NO PARQUE DOS PINHEIROS

13h30min – Abertura

14h – Atividade de Alongamento e Caminhada no Parque

14h45min – Exposição sobre Hortas Comunitárias com ênfase em Ervas Medicinais e Feira Ecológica

15h – Piquenique com Apresentações Artísticas do Tenor Alexandre Borges e a Soprano Liziane Rufatto

16h10min –Aula de Dança do Ventre – professora Carla Wask

17h30min – Encerramento

* Leve a cadeira, o chimarrão e sua cesta de alimentos para confraternizar.

** Em caso de chuva o evento será suspenso.

 

A X Jornadas da Mulher tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria de Desenvolvimento rural, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de  Turismo e Cultura através da Casa de Cultura, CICS, Câmara de Vereadores, Emater/RS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, OAB Subseção Farroupilha, Associação Pró Saúde, Sesc, Senac, Sicredi, Sintrafar, Tramontina e UCS.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha