Publicidade

Festa que homenageia tradições dos imigrantes ocorre de 11 a 20 de maio.

Os jardins da Prefeitura de Farroupilha foram o cenário para o lançamento do XVIII Encontro das Tradições Italianos (18º Entrai), tradicional evento que celebra a imigração italiana e vai ocorrer no mês de maio, entre os dias 11 e 20, durante os finais de semana, em Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha.

O ato de lançamento foi realizado sob a sobra das árvores do jardim do paço municipal no melhor estilo italiano, ao som das canções folclóricas do grupo Nani. No piquenique, foram servidas comidas típicas como cuca, grostoli, salame, queijo e suco de uva, relembrando as refeições que os imigrantes fazem tradicionalmente nos parreirais, em épocas de colheita.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, o Entrai deste ano vai lembrar a simplicidade e as peculiaridades da cultura e das tradições italianas. “A programação é completamente voltada para enaltecer estas memórias”, avalia. De forma enxuta, o evento terá baixíssimo investimento de recursos públicos e o custeio das atrações se dará por meio de leis de incentivo e captação.

Desta forma, o Entrai deste ano marca o retorno às origens, a lembrança dos desafios e dificuldades enfrentados pelos imigrantes italianos que vieram para esta terra há mais de 140 anos. O berço da imigração em Farroupilha, a primeira parada, o ponto de partida para desbravar um novo país, uma nova cultura e uma nova vida. Isso tudo será lembrado, homenageado e revivido durante o 18º Entrai.

Para o prefeito Claiton Gonçalves, o Entrai simboliza a força e a pujança do município, da região e do Estado. “Foi pelas mãos destes imigrantes que surgiu uma potência econômica, empreendedora e diversificada como a nossa cidade e a nossa região”, declarou.

Durante a festividade, os visitantes poderão encontrar música, dança e gastronomia típica, shows, exposição de artesanato, agroindústrias, jogos coloniais e muito mais, tudo totalmente gratuito. (confira a programação abaixo)

Realizado pela Prefeitura, com intermédio da Secretaria de Turismo e Cultura, o Entrai tem patrocínio da Grendene e Silvestrin Frutas e conta com apoio do Classic Car Club, da Escola Municipal Santa Cruz, da Ecofar e da Associação de Moradores de Nova Milano. A produção cultural fica a cargo da AM9 Produções.

 

A Programação

Abertura Oficial do evento ocorre às 18h da sexta-feira, dia 11 de maio, em ato que contará com a presença da comunidade local e regional, além de lideranças do município. Ainda na sexta, a Escola Santa Cruz e o grupo Musicale Giramondo se apresentam às 18h30min e às 19h.

No sábado, dia 12, as atividades começam às 10h. Mas, a partir das 14h têm início as apresentações da Escola Pública de Música, do Grupo Nani, do Musical Kremony, seguidos pelo show do Coral Il Romano, do cantor Fabiano La Falce e a grande apresentação do grupo Ragazzi dei Monti.

No domingo, dia 13, a missa em comemoração aos Dia das Mães, logo cedo, às 8h30min, dá início à agenda do dia. Os Jogos Coloniais começam às 9h. E a Banda Municipal Cinquentenáriofaz um grande concerto para homenagear as mães a partir das 10h. As atrações da tarde iniciam com o movimento do grupo Ballo D’Italia, seguido pelo grande show do grupo Os Colonos Zo Scarpon. O primeiro final de semana do Entrai encerra com o show de Robson Gervasoni, às 17h.

Na sexta-feira, dia 18, dando início aos últimos dias do evento, as atividades começam às 18h e, logo mais, às 19h, o tenor Dirceu Pastori e a soprano Caroline Gobbato apresentam o Tributo a Andrea Bocelli.

As atividades do sábado, dia 19, iniciam às 10h. Na parte da tarde, as apresentações seguem a partir das 14h, quando Ben Hur Ben canta músicas românticas italianas. A alegria e a tradição também sobem ao palco com o grupo Nei Tempi del Filó, às 15h, seguido pela apresentação da Soprano Liziane Rufatto, às 15h30min, e pelo show de Robson Gervasoni, às 17h. Fechando o sábado, o Vocal Allegro se apresenta às 18h30min.

No último dia do Entrai ocorre o Terceiro Encontro de Carros Clássicos e Antigos, a partir das 8h, e uma missa celebrando o Entrai será realizada às 10h30min. O grupo teatral Miseri Coloni se apresenta às 15h e o grande show de encerramento será às 17h30min, com o Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha.

Programação completa
XVIII Encontro de Tradições Italianas – 18º Entrai 2018
De 11 a 20 de maio, aos finais de semana
Exposição e feira de artesanato todos dias do evento

11 de maio, sexta-Feira
18h – Abertura Oficial do 18º Encontro das Tradições Italianas
18h30min – Apresentação Artística Escola Santa Cruz
19h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Musicale Giramondo

12 de maio, sábado
10h – Abertura das Atividades
14h – Apresentação da Escola Pública de Música de Farroupilha
15h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Nani
15h30 – Apresentação Musical Kremony
16h – Show com Coral Il Romano 
16h30 – Show com o cantor Italiano Fabiano La Falce
18h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Ragazzi Dei Monti

13 de maio, domingo
08h30 – Missa em Comemoração ao Dia das Mães – Igreja de Nova Milano
09h – Início dos Jogos Coloniais
10h – Concerto em Homenagem às Mães com a Banda Municipal Cinquentenário
14h – Apresentação Cultural com Grupo de Danças Ballo D’Italia
15h30 – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Os Colonos Zo Scarpon 
17h – Show com Robson Gervasoni e Banda

18 de maio, sexta-feira
18h – Abertura das Atividades
19h – “TRIBUTO A ANDREA BOCELLI” com Tenor Dirceu Pastori e Soprano Caroline Gobbato

19 de maio, sábado
10h – Abertura das Atividades
14h – Música Clássica Italiana Romântica com Ben Hur Ben
15h – Show Alegria e Tradição com o Grupo Nei Tempi Del Filó
15h30 – Apresentação com a Soprano Liziane Rufatto
17h – Show com Robson Gervasoni e Banda
18h30 – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Vocal Allegro

20 de maio, domingo
08h – Início do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
10h30 – Missa alusiva ao ENTRAI – Igreja de Nova Milano
14h – Premiação do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
15h – Grupo Teatral Miseri Coloni
17h30 – Show de Encerramento com o Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha

Serviço:
O que: XVIII Encontro de Tradições Italianas
Quando: de 11 a 20 de maio | de sexta-feira a domingo
Onde: Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha, Serra Gaúcha
Entrada Gratuita

Realização: Prefeitura de Farroupilha, Secretaria de Turismo e Cultura
Patrocínio: Grendene e Silvestrin
Apoio: Classic Car Club, Escola Municipal Santa Cruz, Ecofar e Associação de Moradores de Nova Milano
Produtor Cultural: AM9

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha