Publicidade

Encontro das Tradições Italianas ocorre de 11 a 20 de maio em Nova Milano.

Está chegando o maior evento italiano de Farroupilha e não faltam motivos para aproveitar tudo o que a festa e a comunidade proporcionam. O XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) ocorre durante os dias 11 e 20 de maio, aos finais de semana, em Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha. Confira os oito melhores motivos para visitar o Entrai e aproveitar grandes momentos.

 

1 – 3º Encontro de Clássico e Antigos

Um dos grandes motivos para curtir o XVII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) está na beleza, versatilidade e nostalgia dos carros antigos. Promovido pelo Classic Car Club de Farroupilha, com apoio da Prefeitura Municipal, o 3º Encontro de Clássicos e Antigos vai ocorrer em Nova Milano, no domingo, dia 20, último dia do Entrai. Com abertura às 8h30min o evento conta com área para mais de 500 veículos e terá food truks e restaurantes. A premiação dos automóveis inscritos ocorre às 14h e o encerramento será às 17h. Para os interessados em expor os veículos, as inscrições custam R$ 30 mais um quilo de alimentos. Os primeiros 300 inscritos garantem um kit exclusivo do evento.

 

2 – Comida típica 

A cultura e as tradições de um povo também são feitas e marcadas pela gastronomia. E esta é uma das atrações do 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). Além do tradicional almoço típico no salão paroquial dos dias 13 e 20, o evento conta com muitas comidas típicas ao longo de todos os dias. Os visitantes poderão apreciar massas, fortaia, grostolis, polenta, biscoitos, cuca, doces artesanais, pão caseiro, pizzas, salame, copa, torresmo, aipim frito, queijo frito. E a gastronomia não é feita apenas de alimentos, as bebidas, como os bons vinhos da Serra Gaúcha, os espumantes, os licores e os sucos de uva também acompanham o evento.

 

3 – Jogos Coloniais do Entrai

 

Saber transportar vinho sem derramar e debulhar uma espiga de milho com as mãos são algumas habilidades que todo imigrante e descendente de italianos precisa ter. E estas aptidões serão colocadas à prova durante os Jogos Coloniais do 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). O evento ocorre no domingo, dia 13, a partir das 9h e os jogos serão disputados pelos alunos da Escola Santa Cruz e seus familiares. Entre as modalidades, está o cabo de guerra, a prova da cucagna, a adivinhação de objetos típicos, o chute na mastela, além de arremesso de ovo, corrida de vela, entre outros.

 

4 – Shows e apresentações culturais

Folclore, teatro, dança, música e canções tradicionais também fazem parte do XVIII Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). Nos seis dias do evento, que ocorre de 11 a 20 de maio, aos finais de semana, uma vasta programação cultural espera pelos visitantes. Entre eles, o Musicale Giramonto, o Ragazzi dei Monti, os Colonos Zo Scarpon, o tenos Dirceu Pastori e a Soprano Caroline Gobatto, o coral Vocal Allegro e o teatro Miseri Coloni são as atrações principais, mas há muito mais para ser apreciado com entrada totalmente gratuita.

 

5 – O Dia do Vinho

Em diversas cidades do estado estará sendo comemorado o Dia do Vinho, programação de duas semanas que também estará presente no XVIII Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018). No segundo final de semana do evento, de 18 a 20 de maio, os visitantes encontrarão estandes com exposição e venda de vinhos e sucos de cantinas de Farroupilha. Além disso, cardápios típicos harmonizados com a bebida mais tradicional dos imigrantes italianos.

 

6 – Feira e exposição de artesanatos

Os artesanatos sempre dizem muito sobre uma comunidade e sua cultura e, por isso, se tornam ótimas lembranças de passeios e viagens. Quem visitar XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018) vai poder aprender mais sobre a cultura com os mais de 40 artesões locais e adquirir peças variadas em crochê, tricot, patchwork, EVA, como bonecas, flores, caixas decorativas, além de pinturas em vidros, tapetes e outros souvenires. É claro que não vai faltar a “dressa”, um tipo de trança feita com palha de trigo para a confecção de chapéus e cestos, arte muito comum na imigração italiana.

 

7 – Dia das Mães

Que tal presentear sua mãe com um belo passeio pelo XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018), em Nova Milano? Todos os dias de festa são de muita alegria, música, cultura, artesanato e farta gastronomia. Porém, no dia 13 de maio, a programação tem atrações especialmente preparadas para elas. Às 8h30 tem missa na Igreja de Nova Milano e às 10h um lindo Concerto em Homenagem às Mães com a Banda Municipal Cinquentenário. Para quem quiser chegar mais cedo, às 9h é possível assistir as competições dos divertidos jogos coloniais. A dica é almoçar no Salão Paroquial da localidade, que na data vai preparar comidas típicas italianas, como sopa de agnoline, lesso, massa e galeto. Na parte da tarde tem apresentação cultural com Grupo de Danças Ballo D’Italia às 14h, apresentação do Grupo Folclórico Italiano Os Colonos Zo Scarpon às 15h30 e show com Robson Gervasoni e Banda, às 17h.

 

8 – Berço da Imigração Italiana

Farroupilha é o Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul. As primeiras famílias de imigrantes chegaram em Nova Milano, localidade que recebe o XVIII Encontro de Tradições Italianas (Entrai 2018), em maio de 1875. Por isso, além de conhecer mais sobre a cultura durante a festa, você pode aproveitar para conferir a réplica dos passaportes dos primeiros imigrantes, localizados na praça, e os antigos casarões da época no vilarejo. Ainda é possível ir até o Parque da Imigração Italiana, que abriga um monumento que expressa a ideia de força e de coragem dos colonizadores, a réplica do Leão Alado de São Marcos, símbolo da Cidade de Veneza e uma gôndola veneziana.

 

Programação completa
XVIII Encontro de Tradições Italianas – 18º Entrai 2018
De 11 a 20 de maio, aos finais de semana
Exposição e feira de artesanato todos dias do evento

11 de maio, sexta-Feira
18h –
 Abertura Oficial do 18º Encontro das Tradições Italianas
18h30min – Apresentação Artística Escola Santa Cruz
19h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Musicale Giramondo

12 de maio, sábado
10h –
 Abertura das Atividades
14h – Apresentação da Escola Pública de Música de Farroupilha
15h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Nani
15h30 – Apresentação Musical Kremony
16h – Show com Coral Il Romano 
16h30 – Show com o cantor Italiano Fabiano La Falce
18h – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Ragazzi Dei Monti

13 de maio, domingo
08h30 –
 Missa em Comemoração ao Dia das Mães – Igreja de Nova Milano
09h – Início dos Jogos Coloniais
10h – Concerto em Homenagem às Mães com a Banda Municipal Cinquentenário
12h – Almoço Típico no Salão Paroquial (ingressos limitados)
14h – Apresentação Cultural com Grupo de Danças Ballo D’Italia
15h30 – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Os Colonos Zo Scarpon 
17h – Show com Robson Gervasoni e Banda

18 de maio, sexta-feira
18h –
 Abertura das Atividades
19h – “TRIBUTO A ANDREA BOCELLI” com Tenor Dirceu Pastori e Soprano Caroline Gobbato

19 de maio, sábado
10h –
 Abertura das Atividades
14h – Música Clássica Italiana Romântica com Ben Hur Ben
15h – Show Alegria e Tradição com o Grupo Nei Tempi Del Filó
15h30 – Apresentação com a Soprano Liziane Rufatto
17h – Show com Robson Gervasoni e Banda
18h30 – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Vocal Allegro

20 de maio, domingo
08h –
 Início do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
10h30 – Missa alusiva ao ENTRAI – Igreja de Nova Milano
12h – Almoço Típico no Salão Paroquial (ingressos limitados)
14h – Premiação do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
15h – Grupo Teatral Miseri Coloni
17h30 – Show de Encerramento com o Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha

Serviço:
O que:
 XVIII Encontro de Tradições Italianas
Quando: de 11 a 20 de maio | de sexta-feira a domingo
Onde: Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha, Serra Gaúcha
Entrada Gratuita

Realização: Prefeitura de Farroupilha, Secretaria de Turismo e Cultura
Patrocínio: Grendene e Silvestrin
Apoio: Classic Car Club, Escola Municipal Santa Cruz, Ecofar e Associação de Moradores de Nova Milano
Produtor Cultural: AM9

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha