Publicidade

No próximo domingo, dia 20 de maio, comemora-se os 143 anos da Imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Farroupilha é considerada o Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul. As primeiras famílias de imigrantes chegaram na localidade que denominaram Nova Milano (atual sede do 4º distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da província de Milão, norte da Itália. As primeiras famílias foram as de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que encontraram as terras devolutas e praticamente inexploradas da região.

Para retratar esse importante fato da nossa história, a Casa de Cultura realiza a Exposição Dall´Italia, que reúne fotos antigas das famílias, residências, imagens de Nova Milano e de Farroupilha no período da Imigração, além de curiosidades da época. Utensílios domésticos e de trabalho originais do período da colonização, cedidos pelo Museu Municipal Casa de Pedra, também compõe a exposição, além de pinturas do artista farroupilhense José Troitiño que ilustram a gastronomia italiana. Completando a exposição, estão expostos mapas geopolíticos e gastronômicos da Itália e a exibição contínua de um vídeo documentário da Epopeia Italiana na América.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, até o dia 5 de junho.  O trabalho tem apoio do Circolo Culturale Italiano de Farroupilha e do artista José Troitiño.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade