Publicidade

A Prefeitura de Farroupilha, por meio de diversas secretarias, trabalha na preparação para a 139ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Considerada um dos maiores eventos do Estado, a romaria deve atrair milhares peregrinos até a santuário nos dias 26 e 27 de maio.

A Secretaria de Turismo e Cultura, além de coordenar todos os trabalhos, disponibiliza as tendas que abrigarão o altar e a imagem de Nossa Senhora. Também serão disponibilizadas 56 unidades de banheiros químicos. Uma estrutura no início da Avenida Dom José Barea e outra no acesso ao Santuário pela Rua 26 de Maio serão montadas para a distribuição de água e café aos romeiros que chegam a pé de Caxias do Sul e Farroupilha. O trabalho de acolhida terá apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

As equipes de acolhida foram organizadas pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Humano. Além disso, a Guarda Municipal dará apoio à Brigada Militar e a equipe de fiscalização.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda trabalha na organização dos vendedores ambulantes e comercialização de espaços. Ao todo, são 328 “terrenos” de 3×3 metros. A taxa de licença para localização ou exercício de atividades ambulantes é de R$ 300. Os comerciantes poderão instalar suas estruturas no dia 25 de maio, sexta-feira. Os interessados em comercializar seus produtos no espaço dos ambulantes devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, localizada junto ao Ceac. É exigido o CNPJ da empresa ou documento com foto do expositor.

Os pontos de apoio em saúde estão sendo coordenados pela Secretaria de Saúde. Serão cinco pontos: Restaurante Brunetta, com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde; Esplanada do Santuário, com a equipe do Corpo de Bombeiros; Ambulatório fixo (ao lado da rádio Miriam Caravaggio), com a equipe da Associação Farroupilhense Pró-Saúde e da Unidade Tratamento Intensivo (UTI) da Unimed; Gramado central do Santuário, com a equipe do Resgate Voluntário de Farroupilha; e na Rodovia dos Romeiros, com a equipe do Fátima Educação e da Emercor. O Grupo de Resgate Voluntário e a Defesa Civil ficarão junto a Brigada Militar para coordenar as chamadas, quando necessário.

A Secretaria de Planejamento trabalhou na elaboração de PPCI.

As estradas do entorno do Santuário, assim como os estacionamentos e esplanada, receberam melhorias nas últimas semanas da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito. Foi realizado patrolamento e britagem nas estradas do 1º distrito e nos estacionamentos. Durante os dois dias de romaria uma equipe fará plantão de serviço com retroescavadeira e caminhão de brita para eventual imprevisto. Já o Departamento de Transito disponibilizou placas e estrutura para organização do embarque e desembarque, estacionamento e saída dos ônibus. Nos dias de romaria será dado suporte às empresas de ônibus coletivo e de turismo, além do trabalho da viatura nas imediações em apoio a BM.

A Secretaria de Habitação realizou fez o transporte do material e a montagem das casas para a fiscalização e a bilheteria das passagens, em parceria com a Secretaria de Educação que cedeu servidores para a montagem da estrutura.

E a Ecofar já realizou roçada nas vias de acesso a Caravaggio e na esplanada do Santuário. Durante o evento estarão disponíveis containers, lixeiras e caminhões para a coleta de lixo e as equipes farão varrição, recolhimento de resíduos e limpeza dos banheiros.

Programação:

A 139ª Romaria a Caravaggio de Nossa Senhora de Caravaggio encerra uma extensa programação iniciada ainda em março com as novenas dominicais e as pré-romarias realizadas aos sábados de abril e maio. Neste ano foram nove pré-romarias: caminhoneiros, ciclistas, motorhomes, crianças e adolescentes, carros antigos, cavalarianos, jipeiros, caminhada e corrida e motociclistas. A programação contempla ainda o tríduo preparatório, nos dias que antecedem a festa, além da visita de inúmeras caravanas de clube de mães, projetos sociais, empresas e grupos de convivência que permanecem indo ao Santuário até mesmo após a Romaria.

TRÍDUO PREPARATÓRIO – 17 horas

  • Dia 23 de maio: Maria, voz de paz!
  • Dia 24 de maio: Maria, Mãe da Divina Providência!
  • Dia 25 de maio: Maria, discípula perfeita de Cristo!

FESTA

  • HORÁRIOS DE MISSAS: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h, 17h
  • Às 14h, Récita do Terço, com procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento
  • Às 10h30, Solene Missa Campal, seguida de procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Caravaggio
  • Após cada Missa será dada a bênção de objetos, das crianças e da saúde
  • Às 18h, Hora Mariana
  • SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: Durante o dia haverá na CAPELA DAS CONFISSÕES preparação comunitária com confissão individual, atendida pelos sacerdotes

TRANSPORTE

Diversos ônibus ligarão Caravaggio com as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. Os romeiros poderão adquirir passagens de volta na Praça do Santuário e nas rodoviárias de Caxias e Farroupilha. Recomenda-se comprar as passagens de forma antecipada para evitar filas.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha