Publicidade

Um dos principais nomes da música regional do Rio Grande do Sul estará em Farroupilha na próxima sexta-feira, 8. O cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges participa, a partir das 17 horas, de um bate-papo na Casa de Cultura, além de uma apresentação musical com chamamés, milongas, vaneiras e muito mais. A entrada é gratuita.

Com mais de trinta discos gravados, entre LP’s e CD’s, Luiz Carlos Borges segue construindo uma carreira sólida, de reconhecimento nacional e internacional.

Luiz Carlos Borges

O cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges iniciou sua carreira aos sete anos de idade no conjunto “Irmãos Borges”, na região missioneira do Rio Grande do Sul, com quem gravou seus três primeiros discos. Sua carreira solo iniciou a partir do sucesso com a composição “Tropa de Osso”, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa do RS, movimento musical que revolucionou a Música Tradicional Gaúcha na década de 70. Desde lá, já foram 32 discos gravados, sempre investindo na renovação da música regional gaúcha.

Borges é formado em Música e, em sua trajetória profissional, já assumiu cargo como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983 idealizou e desenvolveu o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo, evento que já completou 25 anos em Santa Rosa.    

No ano de 1992, lançou seu 1º CD Internacional “Gaúcho Rider”, e iniciou o ano cumprindo uma agenda de 14 Shows pela Europa, em países como Alemanha, Áustria, Itália, Eslovênia, Suíça e Polônia.

Durante os 46 anos de carreira, Borges marcou presença também em eventos musicais de diversos países, entre eles: Festival Nacional Del Folclore COSQUIN – Córdoba – Argentina; Festival Internacional de folclore – em Salt Lake City UTHA Estados Unidos da América, Semana regional do Folclore em Caiena – Guiana Francesa.

Em 2005, esteve em Viena, na Áustria, representando o Brasil junto a outros diversos artistas da música regional gaúcha. Em 2006 com o violonista Maurício Marques mais Renato Borghetti “Quarteto”, participou do festival de música e poesia da cidade de Elko, estado de Nevada – USA.

Discografia

Com mais de trinta discos gravados, entre LP’s e CD’s, Luiz Carlos Borges segue construindo uma carreira sólida, de reconhecimento nacional e internacional. Os dois primeiros LPs, gravados na Argentina (1973 e 76), foram em parceria com seus irmãos Antônio e Albino. Seu primeiro LP carreira solo, intitula-se TROPA DE OSSO. Gravou nove LPs, mais de vinte CDs e tem participação, quase incontável, em discos de amigos e colegas músicos. Luiz Carlos Borges destaca-se também como produtor, o que se pode constatar através de alguns dos discos de Telmo de Lima Freitas, Jaime Caetano Braum, Dante Ramon Ledesma ou ainda na direção musical do primeiro disco de dois grandes nomes da música gaúcha: Mano Lima e Luiz  Marenco. O trabalho mais recente, lançado em 2017 é o álbum Dose Dupla. Para 2018 o artista promete um disco histórico: Luiz Carlos Borges interpreta Telmo de Lima Freitas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha