Publicidade

A 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 3 de julho, no Salão Nobre da Prefeitura. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, fez a apresentação do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, entre 4 e 13 de julho; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 31 de julho a 2 de agosto, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile no dia 6 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário.

As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural até 13 de julho pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto e branco; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uva moscato do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.

São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso. Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1900 amostras foram avaliadas e 662 produtos receberam premiação, sendo 320 medalhas de ouro, 304 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 22 distinções especiais Moscatel Premium.

Durante o lançamento da 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, o presidente da Afavin, João Carlos Taffarel, destacou que o concurso alinha a produção vitivinícola local às tendências mundiais da elaboração de vinhos e espumantes, avaliando e incentivando a evolução qualitativa a cada ano e valorizando a tipicidade dos produtos.

Produtos de qualidade atraem visitantes interessados em experiências que permitam apreciá-los e conhecer sua história e processo de elaboração. Nesse sentido, a busca pela excelência dos rótulos inspira novas oportunidades ao enoturismo, aponta o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali.

A Seleção de Vinhos, ao promover os produtos locais, segundo pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari, fortalece o setor vitivinícola e a economia do município e gera oportunidades para a permanência do jovem no interior.

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, acrescenta que estímulos como esse contribuem para que os produtos de Farroupilha se equiparem aos que são encontrados nas gôndolas internacionais, tanto no conteúdo quanto na apresentação.

A promoção da 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, BiotecSul, Guaresi Tombadores Hidráulicos, Irmãos Luvison, Vêneto Mercantil, Verallia Embalagens.São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin; Laboratório de Referência Enológica (Laren) – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Juntos Para Competir (FARSUL/SENAR/SEBRAE); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Farroupilha é também a mais recente Indicação de Procedência de Vinhos Finos do Brasil. O certificado de registro da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, foi outorgado à Afavin em outubro de 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e já alcança um milhão o número de garrafas de vinhos e espumantes disponíveis no mercado com o selo da IP Farroupilha, chegando ao consumidor com a garantia da qualidade, tipicidade e identidade das uvas moscatéis farroupilhenses. Essa trajetória de sucesso é, em grande parte, creditada à base de dados que o concurso reúne desde o seu começo, monitorando a evolução qualitativa dos produtos elaborados no município e incentivando a busca contínua pelo aprimoramento, o que reflete também nas frequentes premiações que são conquistadas pelos vinhos e espumantes farroupilhenses em avaliações nacionais e internacionais todos os anos.

Fotos: Jonas Viega | Imediata Comunicação

Publicidade