Publicidade

Com o tema “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição”, festejos celebram as origens da cultura gaúcha.

A união dos povos, da cultura e dos costumes formam uma só identidade. Na Argentina, no Brasil e o no Uruguai, a miscigenação de imigrantes europeus e nativos indígenas deram início a um modo de vida, a uma característica própria forjada pela dura lida no campo, pelo trato com o gado e rebanhos de ovelhas, e pelo manejo com os cavalos.

Na música, na poesia, na indumentária, nas vestimentas e na gastronomia, os gaúchos brasileiros do Rio Grande do Sul e os gauchos dos países de língua espanhola se identificam pela mesma tradição, se fundem, se assemelham e se influenciam nos pampas da região mais ao sul da América Latina. É neste bioma de pradarias, coxilhas, campos, serras e capões que, de botas, bombacha e lenço no pescoço se firmam homens e mulheres fortes, guerreiros e aguerridos, unidos por uma só memória.

E são as memórias e as tradições em comum, as peculiaridades e a miscigenação destas três pátrias gauchas que serão reverenciadas durante a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha, no largo Carlos Fetter, em Farroupilha, Serra Gaúcha. O concurso artístico de danças, poesia, música e canto, aliado aos Festejos Farroupilhas, transformará o município no palco da integração dos três países durante os dias 14 a 23 de setembro de 2018. Com o tema “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição”, os Festejos Farroupilhas proporcionarão uma programação recheada de cultura, folclore e lembranças.

O evento de lançamento da programação será realizado no dia 31 de julho, às 19h, no Salão Nobre do Centro Administrativo Avelino Magginoni, Prefeitura de Farroupilha. Na ocasião, serão conhecidos os grupos musicais que darão o tom do evento, os palestrantes que contarão a história gaúcha, além dos CTGs e grupos participantes que servirão farta gastronomia típica e muito mais, tudo ligado à tradição e à identidade gaúcha.

Realizada pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha conta com o patrocínio da Grendene, Freuden Bier, Silvestrin e Colombo, apoio do Di Capri Hotel, Fachini Extintores, Ferragem Debiasi, Vento Negro, Ecofar, Fachini Bebidas, Entidades Tradicionalistas e Brigada Militar. A produção cultural é da AM9 Produções.

 

Serviço:

  • O que: Lançamento Farroupilha Bem Gaúcha
  • Quando: 31/07/18, 19h
  • Onde: Salão Nobre / Prefeitura de Farroupilha

 

  • Patrocínio: Grendene / Freuden Bier / Silvestrin / Colombo
  • Apoio: Di Capri / Fachini Extintores / Ferragem Bebiasi / Vento Negro / Ecofar / Fachini Bebidas / Entidades Tradicionalistas / Brigada Militar
  • Produção Cultural: AM9 Produções
  • Realização: Secretaria de Turismo e Cultura / Prefeitura de Farroupilha

Fotos: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade