Publicidade

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Farroupilhense Pró-Saúde promovem nesta sexta-feira, 27, uma ação na Praça da Matriz. Será das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado. 

Na data, haverá distribuição de preservativos, orientações sobre prevenção e tratamento, realização dos testes rápidos e aplicação da vacina contra a Hepatite B. O objetivo é abordar o assunto junto à comunidade, esclarecendo sobre os perigos da doença e divulgando a estrutura pública de saúde que está à disposição de todos.

As Hepatites B e C são inflamações do fígado. Apesar de serem conhecidas como doenças silenciosas, pois na maioria dos casos os portadores não apresentam sintomas, é bom estar atento a alguns sinais, como cansaço excessivo, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e lhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para evitar a contaminação, use camisinha; não compartilhe agulhas e seringas; não use lâmina de barbear de outras pessoas; utilize seus próprios instrumentos de manicures e pedicure e exija materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e serviços de saúde.

O Calendário Básico de Imunização Infantil prevê, desde 2104, a vacinação contra a hepatite A em dose única, para todas crianças aos 12 meses de idade (ou até menores de 2 anos).  A hepatite B está disponível para pessoas com menos de 49 anos e públicos de maior vulnerabilidade (gestantes, manicures, bombeiros, policiais, profissionais do sexo e pessoas portadoras de HIV). Ambas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Farroupilha. Contra a hepatite C, ainda não há vacina. Do ano 2000 até agora, foram diagnosticados 990 novos casos de Hepatite B no município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade