Publicidade

A Prefeitura de Farroupilha promove no dia 21 de agosto o 2º Encontro de Gestantes e Mães de Recém-Nascidos. A ação é da Secretaria de Saúde e tem o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Associação Faz Bem, Associação Farroupilhense Pro Saúde e Coordenadoria da Mulher.

O evento será realizado no auditório do CEAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, a partir das 13h30. Podem participar gestantes adolescentes, mães de recém-nascidos e gestantes em acompanhamento pelo Programa Bolsa Família. Vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo telefone 3261-6992 ou nos CRAS e CREAS do município.

Encontro realizado no ano passado reuniu 37 mulheres para uma roda de conversas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Após o período de seis meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. Vale salientar que vários estudos sugerem que crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

Apesar de muitas pessoas afirmarem que o leite de uma pessoa pode ser fraco, esse fato não é realidade. Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê. Vale destacar ainda que o leite da mãe já está na temperatura ideal para a criança, não necessita de esterilização e pode ser usado sem medo.

No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas. O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

Para a mulher, o aleitamento também traz benefícios, merecendo destaque a proteção contra o câncer de mama e de ovários.

Diante de tantos benefícios, não é difícil entender como a amamentação é fundamental para a saúde da mãe e da criança e por isso, esse será o tema central do 2º Encontro de Gestantes e Mães de Recém Nascidos, a fim de oportunizar um momento de encontro entre profissionais de saúde e as mães conversarem abertamente sobre o assunto. Além da amamentação, serão apresentados outros temas como violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outros.

PROGRAMAÇÃO:

13h30: Boas Vindas realizadas pelo Prefeito, Primeira-Dama e Secretários (Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação) e Coordenadoria da Mulher;

14h – Rede de atendimento municipal a mulher: CRAS I, CRAS II, CREAS, Unidade de Saúde e Coordenadoria da Mulher (Coordenadora Fernanda Camargo da Silva);

14h15 – Processo de gravidez, a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e planejamento familiar (Dr. Daniel do Nascimento);

15h –  Projeto Farmácia Solidare;

15h15 – Coffee-break;

15h30 – Vínculo entre mãe e bebê durante o aleitamento materno (Psicóloga Vanessa Crestani);

16h – Cuidados com o recém-nascido (Enfermeira Natalia Brustulin);

16h30 – Encerramento – distribuição de brindes

Foto: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade