Publicidade

Ao todo, serão 20 galpões que abrigarão cinco entidades e demais grupos tradicionalistas e piquetes.

A construção do acampamento farroupilha já está em andamento no Largo Carlos Fetter, para receber a Farroupilha Bem Gaúcha, que vai de 11 a 23 de setembro.

Com o espaço remodelado, um palco novo e muitas atrações, o evento terá 20 galpões sendo cindo de entidades tradicionalistas além de outros grupos e piquetes que completarão a estrutura.

O palco novo já está quase pronto e possibilitará um tablado de 80 metros quadrados sob um lonão especialmente montado para abrigar os shows, apresentações culturais e os grandes bailes do evento. estrutura conta com camarins e banheiro para artistas.

Os galpões que servirão almoços e jantas no melhor estilo gaúcho, mas também haverá praça de alimentação com lanches nos horários de funcionamento do acampamento.

Além de estacionamento com segurança e coberto por seguro, este ano a Brigada Militar terá um galpão próprio com brigadianos disponíveis durante todo o evento garantindo toda a segurança dos participantes.

 

Programação 6ª Farroupilha Bem Gaúcha 2018

de 14 a 23 de setembro de 2018 | Farroupilha/RS – Serra Gaúcha

A programação da 6ª Farroupilha Bem Gaúcha vai celebrar as origens da cultura e a tradição de um povo formado pela miscigenação de europeus e indígenas que viviam ao sul da américa latina. “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição” é o tema dos festejos farroupilhas de 2018, que terão início oficial na às 18h da sexta-feira, dia 14 de setembro, com a chegada da Chama Crioula. Mas a programação começa ainda pela manhã, a partir das 8h sobem ao palco os candidatos do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha na categoriaInstrumental. Com o show “Três Pátrias, um só Gaúcho”, Leandro Ávila e Grupo Entre Céus e Bastos se apresenta às 19h. O primeiro dia do evento termina com a apresentação do Grupo Herança Fandangueira, às 20h30min.

Logo cedo no sábado, dia 15, começam os Jogos Campeiros, às 9h. Na parte da tarde, às 14h30min, tem palestra com Rogério Bastos, que vai falar sobre o Tropeirismo – Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense, assunto que é tema anual dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. O artista Diurian Matani sobe ao palco às 16h, dando sequência à programação artística e, para finalizar, o Grupo Herdeiros do Pampa se apresenta às 19h e, depois, o Grupo Quero-Quero anima o baile a partir das 21h.

Os Jogos Campeiros continuam no domingo dia 16, a partir das 9h.  Na parte da tarde, a partir das 14h, o “Chimarrão” será o tema da palestra de Liliane Pappen. A festança segue no domingo com o grupo Gurizada da Serra, às 15h30min. No final da tarde, João Chagas Leite faz grande espetáculo às 18h e, em seguida, o Grupo Estradero toca o baile a partir das 19h30min.

A semana continua na segunda-feira, dia 17, quando os candidatos do Farroupilha Bem Gaúcha sobem ao palco para cantar na modalidade Intérprete Vocal, a partir das 8h30min. A competição segue a tarde e, no finalzinho do dia ocorre a exibição do primeiro filme do Festival Gaúcho de Cinema, às 17h. A Câmara de Vereadores fará Sessão Solene de Entrega da Medalha Mérito Farroupilha, às 18h30min. Encerrando as atividades do dia, o Grupo Bolicho se apresenta às 20h30min.

Na terça-feira, dia 18, será a vez da poesia, com a Declamação do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha a partir das 8h30min. A tarde, mais um filme do Festival Gaúcho de Cinema, às 18h, e shows com Fábio Soares e depois o Grupo Sangue Gaudério a partir das 19h30min.

O tablado da Farroupilha Bem Gaúcha vai estar movimentado e colorido com as apresentações de Danças Tradicionais do Concurso Artístico que ocorrem a partir das 8h30min da quarta-feira, dia 19. Na parte da tarde, a partir das 19h30min, Lúcio Yanel fará grande apresentação com o ritmo latino de seu violão, dando o tom do tema da semana farroupilha. Em seguida, às 21h, Walther Morais fará o grande baile oficial, dando continuidade à programação da véspera do feriado.

Dia do Gaúcho, 20 de setembro, inicia com a Missa Crioula que será realizada às 10h. Na parte da tarde, Lucas Contini se apresenta, às 13h30min. A programação do feriado da quinta-feira segue com Teatro do Mulita, às 15h, e shows com Anderson Oliveira, às 16h30min, Cristiano Quevedo, às 18h, e Alexandre Batisti e Grupo Paiol, às 20h.

Os vencedores do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha serão conhecidos na sexta-feira, dia 21, às 14h. No final da tarde, às 18h30min, o grupo Luz e Cena apresenta o espetáculo teatral “Mas Bah, Como Meu Rio Grande é Grande”. Na sequência, o Grupo Canteriando se apresenta às 20h, antes do baile com o Grupo Chasque, que será às 21h30min.

No penúltimo dia de atividades, ocorre o Torneio de Truco Cego em trios às 13h30min. A programação musical segue com o Grupo Seresteiros em grande baile da terceira idade às 14h30min. Fechando o sábado, dia 22, às 18h tem apresentação com o Grupo Fortchê e, em seguida, Baile com Machado e Marcelo do Tchê, às 20h30min.

A programação do último dia dos Festejos Farroupilhas, o domingo, dia 23, começa às 13h30min, com o show de Lucas Contini. Na sequência, as invernadas dos CTGs da cidade mostram as danças tradicionalistas. César Oliveira e Rogério Melo se apresentam às 18h, antes do encerramento oficial do evento, com a Extinção da Chama Crioula. Depois, segue o baile com o grupo Eco das Coxilhas, às 20h.

 

“Argentina, Brasil e Uruguai: Três Pátrias Gauchas e uma só Tradição

Festejos celebram as origens da cultura gaúcha de 14 a 23 de setembro

A união dos povos, da cultura e dos costumes formam uma só identidade. Na Argentina, no Brasil e no Uruguai, a miscigenação de imigrantes europeus e nativos indígenas deram início a um modo de vida, a uma característica própria forjada pela dura lida no campo, pelo trato com o gado e rebanhos de ovelhas, e pelo manejo com os cavalos.

Na música, na poesia, na indumentária, nas vestimentas e na gastronomia, os gaúchos brasileiros do Rio Grande do Sul e os gauchos dos países de língua espanhola se identificam pela mesma tradição, se fundem, se assemelham e se influenciam nos pampas da região mais ao sul da América Latina. É neste bioma de pradarias, coxilhas, campos, serras e capões que, de botas, bombacha e lenço no pescoço se firmam homens e mulheres fortes, guerreiros e aguerridos, unidos por uma só memória.

E são as memórias e as tradições em comum, as peculiaridades e a miscigenação destas três pátrias gauchas que serão reverenciadas durante a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha, no largo Carlos Fetter, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. O concurso artístico de danças, poesia, música e canto, aliado aos Festejos Farroupilhas, transformará o município no palco da integração dos três países entre os dias 14 e 23 de setembro de 2018. Com o tema “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição”, os Festejos Farroupilhas proporcionarão uma programação recheada de cultura, folclore e lembranças.

Realizada pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha conta com o patrocínio da Grendene, Freuden Bier, Silvestrin e Colombo, apoio do Di Capri Hotel, Fachini Extintores, Ferragem Debiasi, Vento Negro, Ecofar, Fachini Bebidas, Entidades Tradicionalistas e Brigada Militar. A produção cultural é da AM9 Produções.

Serviço:
O que: 6ª Farroupilha Bem Gaúcha
Quando: de 14 a 23 de setembro
Onde: Largo Carlos Fetter, Farroupilha, Serra Gaúcha
Entrada gratuita
Colabore com um quilo de alimento

Patrocínio: Grendene / Freuden Bier / Silvestrin / Colombo
Apoio: Di Capri / Fachini Extintores / Ferragem Bebiasi / Vento Negro / Ecofar / Fachini Bebidas /  Entidades Tradicionalistas / Brigada Militar
Produção Cultural: AM9 Produções
Realização: Secretaria de Turismo e Cultura / Prefeitura de Farroupilha

 

Programação Completa – 14 a 23 de setembro

Dia 14, sexta-feira

  • 8h – Início do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha – Instrumental
  • 13h30 – Continuação do Concurso Instrumental
  • 18h – Abertura Oficial – Chegada da Chama Crioula.
  • 19h – Show com Leandro Ávila e Grupo Entre Céus e Bastos: “Três Pátrias, um só Gaúcho”
  • 20h30 – Show com Grupo Herança Fandangueira

Dia 15, sábado

  • 9h – Inicio dos Jogos Campeiros
  • 14h30 – Palestra com Rogério Bastos, com o tema “Tropeirismo”
  • 16h – Show com Diurian Matani
  • 19h – Show com Grupo Herdeiros do Pampa
  • 21h – Show com Grupo Quero-Quero

 Dia 16, domingo

  • 9h – Jogos campeiros
  • 14h – Palestra com Liliane Pappen, com o tema “Chimarrão”
  • 15h30 – Show com Grupo Gurizada da Serra
  • 18h – Show com João Chagas Leite e Grupo
  • 19h30 – Show com Grupo Estradero

 Dia 17, segunda-feira

  • 8h30 – Início do Concurso Intérprete Vocal
  • 13h30 – Continuação do Concurso Intérprete Vocal
  • 17h – Festival Gaúcho de Cinema
  • 18h30 – Sessão Solene – entrega da Medalha Mérito Farroupilha
  • 20h30 – Show com Grupo Bolicho

Dia 18terça-feira

  • 8h3  – Início do Concurso Declamação
  • 13h30 – Continuação do Concurso Declamação.
  • 18h – Festival Gaúcho de Cinema
  • 19h30 – Show com Fábio Soares
  • 20h30 – Show com Grupo Sangue Gaudério

Dia 19, quarta-feira

  • 8h30 – Início do Concurso Danças Tradicionalistas
  • 13h30 – Concurso de Chula e Continuação do Concurso Danças Tradicionais
  • 19h30 – Show com Lúcio Yanel
  • 21h – Show com Walther Morais (baile oficial)

Dia 20, quinta-feira (feriado)

  • 10h – Missa Crioula
  • 13h30 – Show com Lucas Contini
  • 15h – Teatro Adulto com Mulita
  • 16h30 – Show com Anderson Oliveira
  • 18h – Show com Cristiano Quevedo e Grupo
  • 20h – Show com Alexandre Batisti e Grupo Paiol

 Dia 21, sexta feira

  • 14h – Entrega das premiações dos concursos Farroupilha Bem Gaúcha
  • 18h30 – Grupo de teatro Luz e Cena com o espetáculo “Mas Bah, Como Meu Rio Grande é Grande”
  • 20h – Show com Grupo Canteriando
  • 21h30 – Show com Grupo Chasque

Dia 22, sábado 

  • 13h30 – Torneio de Truco Cego (trio)
  • 14h30 – Show com Grupo Seresteiros (baile da terceira idade)
  • 18h – Show com Grupo Fortchê
  • 20h30 – Show com Machado e Marcelo do Tchê

 Dia 23, domingo 

  • 13h30 – Show com Lucas Contini
  • 14h30 – Apresentação de Dança Tradicionalistas com:
    CTG Aldeia Farroupilha
    CTG Chilenas de Prata
    CTG Rancho de Gaudérios
    CTG Ronda Charrua
  • 18h – Show com César Oliveira e Rogério Melo
  • 19h30 – Encerramento – Extinção da Chama Crioula
  • 20h – Show com Grupo Eco das Coxilhas

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade