Publicidade

Foto: Cláudio Etges

Os acordeonistas Danilo Cruces (Chile) e Olivier Forel (Suíça) apresentam a turnê Dos Alpes aos Andes – Duo de Acordeons entre os dias 13 e 27 de setembro, em sete cidades do Estado. Em Farroupilha o concerto será realizado no dia 24 de setembro, às 19h30, na Casa de Cultura. A entrada é gratuita.

Os acordeonistas se conheceram no Brasil, no III Encontro Internacional de Acordeons do Rio de Janeiro, realizado no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, em outubro de 2017. Olivier Forel e Danilo Cruces, ancorados na sua própria cultura, apegados às raízes, demonstram a universalidade da linguagem musical, sua riqueza e originalidade.  Cada um em seu universo, com a mesma paixão: o acordeon. Mostram que para a arte não existe fronteiras, independente do que está de um, ou do outro lado do Atlântico.

Com roteiro e arranjos criados por Danilo Cruces e Olivier Forel, o programa do concerto vai apresentar tangos, valsas e composições do folclore. Obras de Astor Piazzolla, Violeta Parra, Victor Jara, Fito Paez, Tony Murena e Olivier Forel formam o programa do concerto.

A realização da Turnê RS-Brasil 2018 é assinada por Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa, com apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre, Consulado Geral do Chile em Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Neuchâtel (Suíça), e da Prefeitura Municipal de Cochrane (Chile). Portão, São Leopoldo, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Barra do Ribeiro, Farroupilha e Porto Alegre são as cidades contempladas (ver agenda).

Olivier Forel é acordeonista, pianista, compositor. Nasceu em 19 de janeiro de 1960, em Nyon, Suíça, iniciou seus estudos ao piano ainda menino e somente mais tarde dedica-se ao acordeom quando descobre o jazz com Bernard Lubat. Músico profissional desde 1980, ano em que trabalhou com a Companhia Lubat (Bernard Lubat), no Sudoeste da França. Contemplado pelo edital da bolsa de residência artística “Conferência das Cidades em questão cultural”, oferecida pela cidade de Neuchâtel, Suíça, entre julho e dezembro de 2015 Forel realizou pesquisa em Buenos Aires que resultou na gravação do CD autoral Buenos SuissAires. Na Argentina apresentou concertos solo e tocou com o Hot Club de Boedo, liderado pelo maestro Waldo Fonseca, Violentango, El Filón, Gustavo Firmenich e Pablo Foladori.

Natural de Coihaique, sul do Chile, Danilo Cruces nasceu em 1992 e iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade. Aos nove anos fez sua primeira apresentação em público no Encuentro de Acordeonistas el Baker, em Cochrane, Chile. Dos 16 aos 19 anos integrou o grupo musical Los gauchos del Baker, o qual realizou apresentações locais e em Santiago do Chile. Participou também do grupo Sandunga de Pioneros. Em 2015 fundou o grupo Danilo Cruces y su conjunto. Participou do intercâmbio cultural nos Estados Unidos, intitulado Patagones por el Cañón de Colorado, em 2013. Em 2015, participou do Segundo Encuentro Internacional de Acordeonistas, em  Los Antiguos, Provincia de Santa Cruz, Argentina.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade