Publicidade

De 06 a 10 de junho ocorre a Semana do Meio Ambiente. A realização é da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Meio Ambiente.  A programação inclui palestras, intervenção Recicleide, lançamento de E-Book e campanha de recolhimento de lixo eletrônico.

Palestrantes:

Dra. Márcia Maria Dosciatti de Oliveira – Palestra Meio Ambiente e Sustentabilidade

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de Leon-Espanha, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul (2003), Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (1997), Especialista em Biotecnologia/Controle Biológico (1993), Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e em Licenciatura de Curta Duração em Ciências pela Universidade de Caxias do Sul (1986). Foi Coordenadora do Jardim Zoológico e Serpentário da Universidade de Caxias do Sul de 1998 a 2016 e também coordenadora do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul de 1998 a 2006. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Entomologia Agrícola, Educação Ambiental e Metodologia Científica e atua como Diretora Ambiental do Meio Ambiente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Farroupilha-RS

Msc. Michel Mendes – Palestra Educação Ambiental: De onde veio e para onde vai? Considerações teórico-metodológicas para o debate

Doutorando e Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia (2017). Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (2016). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Atuou como estagiário e voluntário no Jardim Zoológico da UCS, Bolsista do Instituto de Saneamento Ambiental – ISAM e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Biologia Caxias do Sul, da mesma instituição. Atualmente participa do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) – Observatório de Cultura de Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente e NID – Observatório de Educação da UCS.

Recicleide Arte e Educação Socioambiental

Recicleide é marca registrada, empresa e personagem de Karina Signori, arte educadora, pesquisadora em permacultura e dinâmicas EcoArte. Intervém em escolas, empresas, órgãos públicos, praias, parques e eventos, tendo percorrido cerca de 50 municípios de nove estados brasileiros e no Distrito Federal.

De forma divertida e dinâmica, adornada com materiais recicláveis, toca pandeiro, canta e dança, para divulgar simples práticas que podem melhorar realidades. Realiza intervenções cênicas e palestras teatralizadas em escolas, empresas, órgãos públicos, praias, parques e eventos, motivando à redução, à reutilização e a re-conexão dos ciclos dos materiais.

A personagem Recicleide foi criada em 1999 e busca transmitir de forma divertida e dinâmica, informações socioambientais. Com figurino e adereços coloridos feitos com materiais recicláveis, utiliza elementos da técnica do “clown” (tipo de palhaço) e interage com diferentes públicos. A ideia é sensibilizar e mobilizar cada pessoa para que reduza a produção de resíduos e promova a re-conexão dos ciclos de vida dos materiais, contribuindo para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Foi premiada no I Concurso Nacional Educando com Arte, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, no RJ. Participou ativamente dos Fóruns Lixo e Cidadania do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo representante deste último na II Conferência Nacional do Meio Ambiente. Integra a Plataforma EducaRes do Ministério do Meio Ambiente e foi selecionada pelo Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura, em 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social | Foto: Divulgação