Publicidade

Com um projeto focado no social, a APAHAND, Prefeitura de Farroupilha, Grendene e demais apoiadores investe em crianças e adolescentes do município trazendo o bem-estar e implementando uma cultura esportiva de cunho competitivo, de participação e inclusão social. Nessa parceria a APAHAND já vem investindo nos jogos escolares de Farroupilha, isentando a prefeitura de gastos com arbitragem para o evento, trazendo uma economia para os cofres públicos de mais de R$ 25 mil. A entidade também mantém no município a Escola de Iniciação Desportiva voltada ao handebol com a coordenação dos professores Alessandro Peroni e Rafael dos Santos (Brasa). Os treinos iniciaram em março e o professor Alessandro já vê atletas com potencial para destacarem-se futuramente na equipe principal. Pensando em oportunizar algo além da iniciação esportiva, a APAHAND/UCS convocou atletas do projeto farroupilhense para a disputa do que acontece no próximo final de semana, 16, 17 e 18 de junho, em Novo Hamburgo.

As atletas Emanoelle Wilmsen Marques, Milena Gonçalves dos Santos e Eduarda Silvestrin Onzi integrarão a equipe dirigida pela técnica Nayanna Reolon. Além dos treinos em Farroupilha, as atletas treinam com a equipe infantil em Caxias do Sul, sempre aos olhos do seu técnico, o professor Alessandro. “Elas não estão aqui só pela parceria. Estão aqui porque tem potencial, como acontece com qualquer atleta. Claro que a abertura em Farroupilha auxiliou na detecção desses talentos e sabemos que lá estão em boas mãos” comenta a técnica Nayanna que ainda complementa “tenho certeza que mais talentos brotarão”.

Este ano, a exemplo de 2016, a APAHAND participará com duas equipes, estando uma no grupo A e outra no B. Na chave A, além da APAHAND/UCS B, estão SGNH e LHH, ambos de Novo Hamburgo, CHCC de Capão da Canoa, HFSM de Santa Maria. No ouro grupo estão APAHAND/UCS A, ATHB de Torres, Dom Hermeto de Uruguaiana, APAH de Pelotas e MAD Hand Club de Sapiranga. A disputa se dará em duas fases onde todas as equipes se enfrentam em turno único. Neste final de semana a chave A enfrenta a B. Na fase seguinte as equipes se enfrentam dentro da chave. As quatro melhores no geral classificam-se para as semi-finais em data e local a serem definidos. A fase estende-se de sexta-feira até domingo na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. A segunda fase também será disputada em Novo Hamburgo.

Não será a primeira vez que atletas de Farroupilha integram as esquipes da APAHAND. Em parceria com outra empresa da cidade, em 2010, o professor Rafael dos Santos ministrou treinos na cidade e de lá saíram outros talentos, como Juliano Kunz, que ainda joga pela equipe adulto masculina da APAHAND e já foi vice-campeão gaúcho. “Poderia ser coincidência, mas não é. Tanto as meninas do infantil quanto os meninos que chegaram ao adulto aqui passaram pelas mãos do técnico Alessandro. Nossa função é cada vez mais subsidiar informações técnicas e táticas para os professores do município, afim de aumentar o número de atletas com qualificação para jogar em nível competitivo” comenta o técnico Rafael dos Santos um dos coordenadores do projeto.

Para Gabriel Citton, o vínculo já está formado. “Atualmente acompanho os jogos escolares do município. Já investimos mais de 10 mil reais em 3 meses, mas ver a satisfação de crianças, adolescentes, pais e professores por causa do esporte, não há dinheiro que pague” relata o técnico da equipe adulto feminina e supervisor da APAHAND/UCS/Farroupilha. Ele ainda acrescenta que “esse é o conceito de parceria na prática. Todos ganham sem perder nada. Nós, empresas, prefeitura e a comunidade farroupilhense.”

Ainda esse semestre atletas e comissão técnica da APAHAND/UCS/Farroupilha realizarão clínicas em escolar municipais. A equipe contará suas histórias de vida no esporte, praticará handebol junto com os alunos e ainda instruirá os professores de educação física das novas tendências de treinamento do handebol em nível mundial.

A APAHAND conta com o apoio de Grendene, Prefeitura de Farroupilha, UCS, Marcopolo, Belga, Mar Um Sports, Lei de Incentivo ao Esporte e Open Design de Interiores.

 

Texto e foto: APAHAND/UCS/Farroupilha