Publicidade

O cerimonial de lançamento da décima segunda edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha – concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município – será realizado na terça-feira, 27 de junho, no salão nobre da prefeitura de Farroupilha, a partir das 19h30min.

    Serão apresentados o regulamento e a programação do concurso – que inclui, além do lançamento, período de inscrição e coleta de amostras junto às vinícolas participantes, análise sensorial dos produtos inscritos e jantar de revelação e premiação dos produtos vencedores.

    O concurso tem o propósito de ser uma ferramenta  de monitoramento da evolução qualitativa dos vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva elaborados e engarrafados em Farroupilha, além de buscar a promoção de tais produtos junto aos mais diversos públicos, estimulando o consumo.

    O certame é utilizado para destacar o potencial vitivinícola de Farroupilha, terceiro maior produtor brasileiro de uvas e vinhos. As particularidades da produção local também são evidenciadas, como o posto de maior produtor brasileiro de uvas moscato ocupado pelo município, que credenciou a obtenção da Indicação de Procedência Farroupilha, outorgada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em outubro de 2015.

    A promoção da 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

    Patrocinam o evento: Scholle IPN, Agrimar e Sotrima, BiotecSul, Facchin Import&Export, Tramontina, Vêneto Mercantil, Verallia e Cromo Gráfica. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  –  Ibravin;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL);Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.

 

Fonte: Imediata Comunicação