Publicidade

A 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 27 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, fez a apresentação da décima segunda edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, de 28 de junho a 07 de julho; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 25 a 27 de julho, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar no dia 15 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

Taffarel destaca que o concurso incentiva a produção de vinhos envasados, sendo que são avaliados produtos já disponíveis no mercado, o que constitui um dos diferenciais do concurso, e que a divulgação dos resultados estimula o consumo desses rótulos, apresentando-os a consumidores de diversas regiões do estado e do país. O mais importante, contudo, para o presidente da entidade, é a base de dados que o concurso reúne desde 2006, monitorando a evolução qualitativa dos produtos elaborados no município e incentivando a busca contínua pelo aprimoramento, o que reflete nas frequentes premiações que são conquistadas pelos vinhos e espumantes farroupilhenses em avaliações nacionais e internacionais todos os anos.

A Seleção de Vinhos, segundo pontua o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Ricardo Bicca Ferrari, ao buscar excelência e promover os produtos locais, fortalece o setor vitivinícola e a economia local, além de gerar estímulos e oportunidades para  a permanência  do jovem no interior. Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Cesar Dobner Casali, o potencial acentuado dos produtos locais colabora significativamente para o posicionamento de Farroupilha no cenário enoturístico. “A Seleção de Vinhos atesta essa qualidade, é uma parceira do turismo farroupilhense”, ressalta. O prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves considera a importância cultural da Seleção de Vinhos, ao estar extremamente vinculada com a história local, que conduziu famílias farroupilhenses à plantação de uvas e à elaboração de vinhos, conferindo-lhes sustento e integrando o desenvolvimento do município.

Sobre o concurso
A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola  do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Farroupilha é, também, a mais nova Indicação de Procedência de Vinhos Finos do Brasil. O certificado do registro da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência,  foi outorgado à Afavin em outubro de 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e cerca de 300 mil litros de vinhos e espumantes com o selo da IP Farroupilha já foram disponibilizados ao mercado. Ainda em 2017, há previsão de que pelo menos mais 200 mil litros de produtos das vinícolas da Afavin apresentem-se ao consumidor com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas. Essa evolução é, em grande parte, creditada aos trabalhos de monitoramento da qualidade iniciados com concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município.

As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uva moscato do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.

São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso.   Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1722 amostras foram avaliadas e 600 produtos receberam premiação, sendo 271 medalhas de ouro, 293 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 20 distinções especiais Moscatel Premium.

    As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, até 07 de julho, pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo telefone (54) 8115.5612 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A promoção da 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Patrocinam o evento: Scholle IPN, Agrimar e Sotrima, Amazon Group,  BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, Facchin Import&Export, Guaresi,  Tramontina, Vêneto Mercantil, Verallia e Cromo Gráfica. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  –  Ibravin; Laboratório de Referência Enológica (Laren) – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Juntos Para Competir (FARSUL/SENAR/SEBRAE); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores  Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Foto: Tomaz Graciliano | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha