Publicidade

Entre os dias 28 de junho e 7 de julho foram coletadas as amostras de vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva que serão avaliadas na 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha. Doze empresas inscreveram 178 amostras, superando a expectativa da organização do concurso, que era manter as 171 amostras da edição passada. O número de 178 amostras já havia sido registrado na edição de 2015, sendo o maior na história do concurso. Em relação à primeira edição do concurso, realizada em 2006, a quantidade de amostras é 48% superior. Para o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, essa quantidade demonstra a importância do evento para as empresas farroupilhenses. “Começamos com 120 amostras e esse crescimento expressivo comprova que o concurso cumpre seu papel enquanto ferramenta de monitoramento da evolução qualitativa dos produtos e também que temos obtido êxito em promover a produção vitivinícola local de qualidade a partir do certame. Os produtores percebem esses avanços e participam sempre com ênfase”, considera.

As amostras – divididas em treze categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado-, serão avaliadas na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 de julho, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O trabalho, responsável por premiar até 30% das amostras inscritas em cada categoria, será desempenhado por grupo com cerca de 40 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

À exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo –  que aceita amostras também a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscato do país e, desde 2015, a Indicação de Procedência Farroupilha, as categorias avaliam produtos engarrafados, ou seja, já disponíveis no mercado, portanto, a Seleção de Vinhos, configura-se como um importante guia, que identifica ao consumidor produtos de qualidade acentuada e avalizada.

A promoção da 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Patrocinam o evento: Scholle IPN, Agrimar e Sotrima, Amazon Group,  BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, Facchin Import&Export, Guaresi,  Tramontina, Vêneto Mercantil, Verallia e Cromo Gráfica. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  –  Ibravin; Laboratório de Referência Enológica (Laren) – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Juntos Para Competir (FARSUL/SENAR/SEBRAE); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores  Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Fotos: Marciele Scarton/Imediata Comunicação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha