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O Procon Farroupilha realizou, no primeiro semestre deste ano, 1.816 atendimentos. Somados ainda aos atendimentos de julho (235) e agosto (251), já são 2.302 pessoas atendidas neste ano, com um índice de 85% da resolução dos problemas apresentados.

As empresas que mais receberam reclamações dos consumidores foram as de telefonia. Confira abaixo o ranking de atendimento de reclamações:

1º – Telefônicas

2º –  Eletrodomésticos (garantia)

3º – RGE

4º – Loja de informática e sites

5º – Bancos

A maioria das reclamações sobre telefonia refere-se a cobrança indevida e dificuldade para cancelamento dos serviços contratados. Por isso, o Procon orienta que os clientes fiquem atentos sobretudo ao receber ligações das empresas de telefonia. É imprescindível que a pessoa anote o protocolo do atendimento, pois é com esse número que o consumidor poderá questionar a empresa ou abrir a reclamação no Procon. É importante também que verifique e se informe sobre o que está sendo oferecido pelo atendente, pois muitas reclamações referem-se a cobrança maior e serviços adicionais do que foi contratado no momento da ligação.

Outro assunto com número expressivo de reclamações, sobretudo com eletrodomésticos e eletrônicos, é a garanti estendida. Trata-se de um seguro e não uma garantia propriamente dita, sendo desnecessária frente a existência da garantia legal, prevista pelo código de defesa do consumidor. Portanto, o consumidor não é obrigado a fazer. Isso pode ser classificado como uma venda casada.

Para efetuar qualquer reclamação, o Procon Farroupilha fica na Rua 14 de Julho, 710, junto ao CEAC. O horário é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é 3261-7928. O Procon Farroupilha é vinculado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Humano.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha