Publicidade

Alunos, professores e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural comemoraram os resultados

Na tarde desta quarta-feira, 13, estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentaram os resultados do trabalho de campo em propriedades rurais de Farroupilha. Após três visitas às terras das famílias Schiochet, Verona e Gasperin, em Monte Bérico – 2º Distrito, os alunos caracterizarem o sistema de manejo, identificaram pontos críticos, avaliaram relevo, posição geográfica, vegetação, hidrografia, entre outros itens. 

A atividade, coordenada pela professora Dra. Katiuscia Fonseca dos Santos Strassburger, faz parte do convênio formado entre Prefeitura de Farroupilha e UCS no início deste ano. Entre os objetivos estão a união de teoria e prática sobre o manejo e conservação do solo, o aprimoramento da produção agrícola farroupilhense e a melhoraria da qualidade de vida dos agricultores.

Secretário Bicca se colocou à disposição da Universidade para continuar o trabalho no próximo ano

Para essa segunda etapa do projeto foram selecionadas propriedades com múltiplas culturas, como tomate, alho, cebola, uva, pêssego, flores e hortifrutigranjeiros. Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari, “esse tipo de parceria proporciona, além de conhecimento aos alunos, grandes vantagens para os produtores, que acabam tendo mais conhecimento de suas propriedades e podem investir mais e melhor”.

Na oportunidade, os produtores receberam os trabalhos produzidos pelos acadêmicos, com diversas ainda recomendações técnicas sobre o controle e prevenção de pragas; formas de adubação; maneiras de qualificar a produção; sugestões de construções rurais, entre outros. As análises estão disponíveis para consulta na Secretaria de Desenvolvimento Rural, no CEAC. 

Alunos sugeriram construção para armazenar defensivos agrícolas

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade