Publicidade

De acordo com a pesquisa “A Pequena e Média Empresa no Ambiente Digital”, realizada pela GuiaMais, no final de 2016, apenas 7% dos empreendimentos desse porte anunciam online e somente 22% possuem site próprio para garantir a presença na web. Para tentar aumentar a participação no mundo virtual, a Sala do Empreendedor de Farroupilha possui o Programa Empreendedor Digital, que está em funcionamento desde setembro de 2017. Os atendimentos são feitos sempre às terças-feiras à tarde, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), a partir de agendamento pelo telefone (54) 3261-6960 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A iniciativa é vinculada à Sala do Empreendedor, criada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Municipal e o Sebrae/RS, que existe desde 2014. O Programa Empreendedor Digital é voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs), e empreendedores de Micro e Pequenas Empresas que possuem inscrição municipal válida (Alvará). A secretaria possibilita a criação de um site ou uma página em rede social, por meio do uso de ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

A gestora de Políticas Públicas do Sebrae/RS Fernanda Dall’Agnol destaca o pioneirismo da Sala do Empreendedor de Farroupilha para o atendimento empreendedor. “Este é um case no Estado que outros municípios devem conhecer para aprimorar os serviços oferecidos nas Salas do Empreendedor”, declara.

O Programa Empreendedor Digital tem por finalidade promover a presença dos pequenos negócios na internet e auxiliar no seu crescimento por meio do marketing online, conforme explica o coordenador municipal da Redesimples, Gabriel Tavares. Para ele, o mais importante é dar a oportunidade para cada empresário local ter a total gestão do seu negócio.

Tavares conta que a independência digital gerada pelo programa é impressionante. “Estamos aqui para mostrar que, hoje em dia, não é mais preciso conhecer os princípios da codificação para criar uma página. Com ferramentas básicas é possível estar na internet e marcar presença com a sua empresa”, comenta.

O coordenador explica que a procura pelo agendamento é grande e, atualmente, são feitos quatro atendimentos por dia. “A prefeitura não descarta aumentar o número de oficinas no futuro, mas, no momento, só temos atendimentos às terças-feiras”, finaliza.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha