Publicidade

Projeto desenvolvido através de convênio entre Prefeitura e UCS já chegou em sua terceira etapa.

Na última semana, estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentaram os resultados do trabalho de campo em propriedades rurais de Farroupilha. Após algumas visitas às terras de Marcos e Rogério Zucco, na Capela de Todos os Santos (Linha Palmeiro – 1º Distrito), os alunos caracterizarem o sistema de manejo, identificaram pontos críticos, avaliaram relevo, posição geográfica, vegetação, hidrografia, entre outros itens, que resultaram em um profundo diagnóstico da terra.

A atividade, coordenada pela professora e Embaixadora da UBAU na Defesa do Solo (Água), Dra. Katiuscia Fonseca dos Santos Strassburger, faz parte do convênio firmado entre Prefeitura de Farroupilha e UCS em 2017. Entre os objetivos estão a união de teoria e prática sobre o manejo e conservação do solo, o aprimoramento da produção agrícola farroupilhense e a melhoraria da qualidade de vida dos agricultores.

Para essa terceira etapa do projeto foram selecionadas propriedades com as culturas de maçã, uva, pêssego e ameixa. Na quarta-feira, 11, os produtores receberam os trabalhos produzidos pelos acadêmicos, com diversas ainda recomendações técnicas sobre o controle e prevenção de pragas; formas de adubação; maneiras de qualificar a produção; sugestões de construções rurais, entre outros. As análises estão disponíveis para consulta na Secretaria de Desenvolvimento Rural, no CEAC.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade