Publicidade

Festa encerrou com mais de 71 mil visitantes, 70 atrações culturais, 127 expositores e movimentação de R$ 40 milhões na economia local

Os dados finais da 22ª Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi 2017) foram apresentados nesta quarta-feira, dia 9, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. Com um orçamento considerado enxuto, pouco mais de R$ 1,2 milhão (R$1.227.543,84) de investimento, a festa encerrou sem prejuízo. A receita atingiu R$ 1.223.748,79.

Foram mais de 71 mil pessoas que circularam pelos pavilhões do Parque Cinquentenário e que puderam conferir mais de 70 atrações culturais, entre dança, música, teatro, humor e os shows especiais. Com cerca de 127 expositores, a Fenakiwi garantiu grandes oportunidades de negócios e compras com valores promocionais.

A movimentação turística na cidade também foi sentida, gerando um fluxo financeiro de aproximadamente R$ 40 milhões de reais na economia da cidade. Além disso, pela divulgação da fenakiwi em jornais, rádios, televisão, internet e outros meios, cerca de dois milhões de pessoas foram impactadas positivamente com a marca do evento e o nome de Farroupilha, gerando visibilidade para o município em todo o estado e também no Brasil.

Para o presidente da Fenakiwi 2017 e secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, o evento foi um grande sucesso e atingiu todos os objetivos e expectativas. “Movimentamos o turismo, proporcionamos cultura e entretenimento para a população e fomentamos a economia de Farroupilha sem precisar desembolsar grandes valores”, destaca Casali.

Segundo o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, a festa mostrou a sua força e o seu valor, mas a intenção de realização de um novo evento anual continua em pé. “Vamos formar uma comissão para organizar este novo modelo de evento que mostrará toda a diversidade produtiva da cidade, desde as malhas, os calçados, o setor metal-mecânico, as frutas, os vinhos e espumantes, os serviços e toda a pujança da nossa economia, inclusive os valores culturais e tradicionais do povo de Farroupilha”, salientou o prefeito.

O secretário Casali aproveitou a coletiva de imprensa para convidar a toda a comunidade para os próximos eventos que serão realizados pela Administração Municipal. No dia 20 de outubro, para celebrar a chegada do calor ocorre o Vivere, na Júlio de Castilhos. Em setembro, ocorre o festival do Moscatel, em três finais de semana e também a Semana Farroupilha, de 8 a 20 de setembro.

A Fenakiwi foi realizada pela Prefeitura de Farroupilha, Ministério da Cultura e Governo Federal, em uma promoção cultural conjunta da Moraes Produtora e AM9 Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura. A 22ª edição do evento marcou a última realização da festa neste formato e buscou privilegiar a diversidade da economia local, enaltecendo as malhas, o vestuário, os calçados, a produção agrícola, a fruticultura e o setor metal mecânica, sobretudo. A partir de 2018, Farroupilha terá um novo evento que será realizado anualmente.

Os Números:
Público:
 Mais de 71 mil pessoas
Atrações: mais de 70 shows de humor, dança, música, teatro, entre outros
Expositores: 127 estandes com produtos e serviços variados
Balanço: Receitas: R$ 1.223.748,79 – Despesas: R$ 1.227.543,84

Parceiros:
Patrocínio: Grendene, Tramontina, Corsan, Unimed, Caixa, Souza Cruz, Rodoil, Roseflor, Banrisul, Multinova, Serra Disel e Banco do Brasil
Apoio: Bitcom, ITM, Frigofar, Ecofar, Di Capri, Sicredi, Pixel, Anselmi e SEGH
Produtor Cultural: Moraes Produtora e AM9 Produções

Fotos: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha