Publicidade

O trabalho realizado por Farroupilha mais uma vez chamou atenção da Rede Cidade Digital, iniciativa que fomenta o uso da tecnologia no setor público em diversos estados do Brasil. O município recebeu nesta quinta-feira, 10, o título Projeto Inovador 2017, em virtude da implantação do Programa Empreendedor Digital, que tem por finalidade promover a presença digital do empreendedor e auxiliar no seu crescimento por meio do marketing on-line.

A ideia surgiu a partir da constatação de que grande parte das micros, pequenas e médias empresas do Brasil ainda não usam as mídias digitais como meio divulgação, conforme a pesquisa “A Pequena e Média Empresa no Ambiente Digital”, realizada pela GuiaMais, no ano passado. De acordo com o levantamento, no final de 2016, apenas 7% anunciavam online e somente 22% possuíam site próprio para garantir presença na web, apesar dessas ferramentas de construção dos websites e páginas de redes sociais estarem disponíveis gratuitamente.

Vinculado à Sala do Empreendedor, o programa é voltado aos Microempreendedores Individuais – MEIs que possuem inscrição municipal válida (Alvará). A secretaria disponibiliza ao empreendedor um site ou uma página em rede social, por meio do uso de ferramentas gratuitas disponíveis na internet. Os atendimentos são feitos sempre nas terças-feiras à tarde, na Sala do Empreendedor, junto ao CEAC, perante agendamento.

O prêmio foi recebido pelo Prefeito Claiton Gonçalves, durante o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, realizado em Bento Gonçalves. “Agradeço a equipe da nossa Secretaria que mudou a história. Alvarás que levavam 400 dias, agora são emitidos em até 48 horas, isso quer dizer que estamos mudando a história em relação ao financiamento público. Nós não podemos ficar dependendo de FPM, retorno de ICMS, precisamos desenvolver o ISS. Nesse alvará rápido temos um novo momento da nossa indústria, do comércio, do serviço. O que estamos fazendo com esse projeto é colocar o cidadão que produz na cadeia produtiva, tributando e oferecendo condições para o município, colocando-o na formalidade de forma rápida, oferecendo uma página nas plataformas digitais para que ele apareça e venda ainda mais. Uma relação do poder público com inciativa provada para que se alcance o sucesso”, ressaltou o chefe do executivo.

Gabriel Tavares, Secretário Roque Severgnini e Vinicius Filipinni da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda com o Prefeito Claiton Gonçalves

O título reconhece as cidades que incluem tecnologia de forma estratégica em seus planejamentos, buscando técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para a gestão pública e para os cidadãos. “Eu acho que este prêmio é um indício de que estamos no caminho certo. É uma ideia simples, exequível e contemporânea, por ser totalmente de graça para o poder público, feita por pessoas da equipe e usando os equipamentos já disponíveis. É um momento de felicidade, por que não é uma ideia que contratamos de uma empresa, mas que surgiu dentro da Secretaria”, avaliou o Secretário Roque. Na próxima segunda-feira,14, você confere matéria especial sobre o Programa.

Fotos: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha