Publicidade

Primeira turma da oficina gratuita de informática.

As oficinas de informática para idosos são gratuitas, com carga horária de 39 horas, divididas em aulas de duas horas, realizadas no laboratório de informática do Centro de Convivência Idosos São José e ministrados pelos profissionais do SENAC Farroupilha, com fornecimento de certificado de conclusão mediante frequência mínima de 75%. O objetivo é inserir a pessoa idosa no contexto do mundo digital, proporcionando ferramentas e conhecimento para uso de computadores e internet.

A psicóloga do Centro de Convivência Idosos São José, Carina Danna, fala sobre a importância das aulas de informática. “As oficinas foram implementadas devido aos benefícios comprovados que a inserção no mundo digital promove para a pessoa idosa, como: excelente atividade cognitiva, diminuição das chances de desenvolver senilidade precoce e auxílio na postergação do aparecimento de demências, oportunidade de estar constantemente aprendendo algo novo, já que dá acesso a uma vasta gama de informações, uso do computador e dos seus recursos”.

As oficinas contarão com um total de seis turmas ao longo do ano de 2017. Destas, duas já foram concluídas, duas estão em andamento e duas estão com inscrições em aberto.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

– Ter 60 anos ou mais;

– Ser residente no município de Farroupilha;

– Estar cadastrado ou cadastrar-se no Centro de Convivência Idosos São José;

– Estar cadastrado ou cadastrar-se no Cadastro Único (os cadastros são feitos no Centro de Convivência);

– Apresentar comprovante de renda atualizado (últimos 60 dias).

TURMAS ABERTAS:

– TURMA 5 – Inscrições abertas até 31 de agosto – aulas de 11 de setembro a 23 de novembro, nas segundas e quintas-feiras, das 08h30min às 10h30min.

– TURMA 6 – Inscrições abrem no dia 04 de setembro – Período das aulas e dias ainda estão sendo definidos.

Além da inserção no mundo digital, as oficinas de informática proporcionam à pessoa idosa, melhorias na autoestima, na habilidade mental, no aumento das relações sociais e interacionais, no senso de realização e de autoconfiança, melhorias no contato familiar, social (amigos), comercial (notícias na rede e notícias financeiras) e educacionais (pesquisas, filmes, cursos online). E, por permitir a comunicação à distância, diminui o sentimento de solidão e isolamento, além do convívio no meio digital auxiliar na utilização de outras tecnologias, tais como: caixas eletrônicos de bancos, celulares, entre outros.

Turma 2 de Informática do Centro de Convivência Idosos São José.

Terceira turma da oficina de informática.

Melhor Idade Digital

A partir da realização das oficinas de informática, identificou-se uma demanda de oficinas de apoio na área de acesso à internet, tanto de plataformas fixas como móveis. A partir disso, criou-se uma nova atividade no Centro de Convivência Idosos São José, denominada Melhor Idade Digital, com o objetivo de auxiliar os idosos no uso de recursos tecnológicos. O Melhor Idade Digital conta com duas oficinas semanais fixas, divididas em Workshop de Informática, que acontece sempre às segundas-feiras, das 15h15 às 16h15, em que os idosos podem ter auxílio e esclarecer dúvidas referentes ao uso de computadores e acesso à internet, e Workshop de Celular, que acontece sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h30min, em que os idosos podem ter auxílio e esclarecer dúvidas sobre uso de celulares, Whatsapp, Facebook e outros aplicativos móveis. O Melhor Idade Digital foi implementado em nível experimental nos meses de agosto e setembro, mas devido à boa adesão pretende-se manter como atividade regular. A educadora social do Centro de Convivência, Flávia Portolan, é quem conduz as atividades.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha