Publicidade

No último dia 25 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, orienta sobre algumas ações preventivas na  saúde das crianças. Mais Cuidado, mais Saúde!

Algumas ações simples contribuem para saúde das crianças:

– Uma das causas da diarreia pode estar associada com a falta de higiene no preparo dos alimentos ou por má conservação dos mesmos (alimentos preparados com muita antecedência e deixados fora da geladeira ou em cima da mesa, do fogão ou dentro do forno desligado). Sendo assim, cuidado!

– Para evitar a contaminação dos alimentos e a transmissão de doenças causados por alimentos, a pessoa responsável pelo preparo das refeições deve lavar bem as mãos com água e sabão toda vez que for preparar ou oferecer o alimento à criança.

– Para frutas, verduras e legumes que forem consumidos crus e/ou com casca recomenda-se: lavar em água corrente retirando toda a sujeira visível, as folhas devem ser lavadas uma por uma; colocar em uma vasilha 1 colher de sopa de água sanitária própria para desinfecção para cada litro de água, mergulhar totalmente os alimentos nesta solução e deixá-los por 15 minutos; após enxague bem os alimentos com água corrente e pronto, os alimentos estarão seguros para serem consumidos.

– Os alimentos devem ser bem cozidos.

– Os alimentos devem estar longe do contato de moscas ou outros insetos, animais e poeira.

– Não consuma alimentos que: não tenham procedência; estejam vencidos; com embalagens amassadas, furadas ou estufadas.

– Durante a refeição, cada criança deve comer somente de seu prato, utilizando talheres e copos individuais.

– Os alimentos devem ser servidos em temperatura adequada para a criança. A prática de um adulto soprar o alimento deve ser abolida, por conta da vasta disseminação de micro-organismos. Caso seja necessário, incentive a própria criança a soprar sua comida.

– As escovas de dente devem dispor de protetores que impeçam o contato de uma com outra.

– Atenção com as mamadeiras e bicos: lave a mamadeira e/ou bico com água corrente e sabão logo após o uso, enxague e ferva por 10 a 15 minutos, após escorrer, armazene em local apropriado.

Foto: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha