Publicidade

A castração de animais domésticos, juntamente com a posse responsável, é a principal ferramenta para evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos e evitar a transmissão de doenças. Por isso, o Poder Público Municipal de Farroupilha investe na esterilização dos bichinhos para reduzir os problemas causados na cidade.

Desde a segunda-feira, dia 18, estão abertas as inscrições para proprietários de cães e gatos que tenham interesse em realizar esterilização dos animais em Farroupilha. Ao todo, a Prefeitura Municipal irá realizar 600 procedimentos por meio de contrato entre o Departamento de Controle e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Saúde, e uma clínica veterinária vencedora de licitação. Serão castradas 200 cadelas e 200 gatas, mais 100 cachorros e 100 gatos.

O investimento da prefeitura será de R$ 107 mil, correspondendo a aproximadamente R$ 180 por castração e implantação de chip. O procedimento inclui pré-operatórios (exames laboratoriais, tricotomia e internação quando necessário), transoperatório, com cirurgia de esterilização para fêmeas e para machos e pós-operatório (assistência ao animal até a retirada dos pontos), em cães e gatos. O processo também prevê a colocação de chip de identificação, assim como cirurgias de emergência (exceto ortopédicas) em tumores mamários e outras complicações.

A secretaria de Saúde, Rosane da Rosa, destaca que foi necessário, em um primeiro momento, abrir a contratação de empresa, uma vez que a estrutura da prefeitura não está adequada ainda para o serviço. “Fizemos um levantamento e é mais barato terceirizar agora do que investir para instalar o serviço”, salienta. Segundo ela, é muito importante que a população se conscientize para a posse responsável, deixando os animais em seus pátios, atentando para a vacinação correta e realizando a castração. “A prevenção de doenças e o cuidado com os animais devem ser prioritários”, salienta a secretária.

O benefício é destinado especificamente a pessoas carentes do município proprietárias de animais e terão acesso os cães e gatos de proprietários que se enquadrarem nos requisitos exigidos. Animais destinados por ONGs e entidades também poderão ser atendidos.

Para se inscrever, os interessados que estiverem dentro das normas deverão comparecer ao Departamento de Controle e Proteção Animal de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, portando a documentação necessária. Outras informações pelo telefone: 3261.6770

Como participar

  • Poderão ser castrados cães e gatos machos e fêmeas sadios com idade entre sete meses e dez ano de idade.
  • Serão aceitos animais provenientes de entidades legalizadas e cadastradas no município.
  • O trabalho atende também animais pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos ou inseridos no Cadastro Único.
  • Somente animais pertencentes a moradores de Farroupilha com comprovante de residência poderão ser castrados.
  • É necessário apresentar Termo de Adoção ou Carteirinha de Vacinação que comprovem a propriedade do animal, além de comprovação de vacinação antirrábica.

Foto: Reprodução/internet | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha