Publicidade

Último recolhimento do ano vai ocorre na frente da prefeitura no dia 11/11, das 9h às 13h.

Quem tem materiais eletrônicos que não utiliza mais em suas casas poderá dar destinação correta durante mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico promovida pela prefeitura de farroupilha. A última atividade para destinação correta de televisores, computadores, geladeiras e outros materiais está prevista para o dia 11 de novembro, das 9h às 13h, na Praça da emancipação, defronte à prefeitura.

A terceira e última etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico será realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da AmbyService. A campanha, além de recolher os materiais e dar destino correto para os poluentes, busca conscientizar para o descarte adequado.

Entre os equipamentos que serão aceitos no dia 11 de novembro estão calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, equipamentos de informática, videocassete e DVD, televisores e monitores, geladeira, freezer, fogão, lavadora, ar-condicionado, entre outros.

Importante lembrar que somente pessoas físicas podem depositar os materiais, ou seja, não é permitida a participação de empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais.

O lixo eletrônico será encaminhado à empresa AmbyService, especializada na separação e destinação correta deste tipo de resíduo. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 54. 3261.6932.

O que não será aceito:

Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou no seletivo.

Pilhas e baterias: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra. Além disso, o Sicredi mantém em sua agência – Rua Pinheiro Machado, 34, Centro – um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias.

Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes têm programas específicos de coleta de cartuchos e tonner vazios. No momento da compra, certifique-se de que a loja aceite o produto vazio.

 

O que é lixo eletrônico:

É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado destes produtos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.

Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs). Por isso, antes do descarte e da reutilização, é necessário que eles passem por um processo de descontaminação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha