Publicidade

Local vai auxiliar famílias em vulnerabilidade social através da arrecadação e distribuição de donativos.

A partir desta segunda-feira, dia 2, pessoas de baixa renda em vulnerabilidade social poderão contar com o auxílio da Prefeitura Municipal. A inauguração do Banco Social possibilitará a arrecadação e destinação de donativos para quem mais necessita, desde pessoas em extrema pobreza até quem tenha sido atingido por calamidades e sinistros, como incêndios, alagamentos, vendavais, entre outros.

Instituído pelo decreto 6226, de junho de 2017, o Banco Social tem a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, e funcionará em parceria articulada com os Órgãos de Defesa Civil, tanto no apoio de reserva mínima, quanto para o recebimento de materiais.

Localizado na Rodovia dos Romeiros, 440, aos fundos do CTG Ronda Charrua, o Banco Social já conta com milhares de peças de roupas, desde cinto, bonés, até calças, blusas e agasalhos, além de inúmeros móveis, fogões, colchões, camas, e diversos itens necessários para montar uma casa, como eletrodomésticos e objetos como louças, talheres, entre outros.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Farroupilha, Glória Menegotto, a inauguração do projeto é motivo de muita alegria. “É um momento de bênção. Estamos apresentando este espaço feito com o coração, espaço que estava perdido e nós reformamos, arrumamos, e transformamos em um lugar de todos, para todos”, disse.

Para ela, o engajamento da comunidade será muito importante para a manutenção sustentável do projeto e continuidade das ações do Banco Social, por meio das doações. “Dependemos da comunidade para que ele (o Banco Social) possa funcionar. Eu não tenho dúvida da utilidade que vai ter, pois nós sabemos da dedicação, do amor e do carinho da comunidade quando o assunto é solidariedade”, salientou.

O vice-prefeito Pedro Pedrozo falou sobre os objetivos e a grandeza do projeto. “O Banco Social tem condições de guardar, melhorar e reutilizar os equipamentos e materiais. Nós sabemos que as pessoas, quando trocam os móveis, têm o mal costume de jogar por aí, de deixar a coisa velha lá na esquina. Mas agora não, poderão destinar para cá, para que sirva para outras pessoas o que estiver em bom estado”, observou.

Funcionamento

O atendimento ao público que irá doar ou receber donativos ocorre diariamente das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Para ter acesso aos donativos como alimentos, móveis e objetos diversos, as pessoas podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou os Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Quem precisa especificamente de roupas poderá dirigir-se diretamente ao local. No momento da solicitação é necessária a apresentação de documento que comprove a residência no município.

Fotos: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha