Publicidade

 

Os meses de outubro e novembro seguem com a campanha de prevenção de câncer de mama e de próstata. Além disso, também é abordado o câncer de colo de útero, um tipo de tumor de muita incidência entre mulheres.

Dentre os destaques da programação está o projeto Rodas de Conversas, um trabalho que surgiu em junho deste ano, através do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas para levar aos jovens adolescentes assuntos relacionados ao cotidiano. A primeira escola a receber o projeto foi o Colégio Estadual Farroupilha.

E agora, durante a programação Outubro Rosa/Azul, outras edições estão sendo realizadas em parceria com Gabinete da Primeira-Dama, Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria da Saúde, Conselho Municipal da Mulher, SAJU/UCS, SENAC/FARROUPILHA, Farmácia SOLIDARE, FAZBEM e PRÓ SAÚDE.

A 1ª etapa no Colégio Estadual Olga Ramos Brentano já reuniu alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Eles conversaram com profissionais das áreas de Direito, Serviço Social, Medicina, Enfermagem e Farmácia.

Entre os palestrantes do Roda de Conversas estiveram a enfermeira Vanessa Zardo e a Primeira-Dama Francis Somensi, além da Coordenadora da Mulher, Márcia Georg. (Fotos: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa)

Na 2ª etapa, que inicia nesta semana, os mesmos alunos terão a oportunidade de conversar sobre Educação e a Transformação Social, com psicólogas e ainda o depoimento de uma mãe jovem adolescente.

 Além dos alunos, o Roda de Conversas foi realizado ainda com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni. Durante o encontro pedagógico, o assunto tratado foi o câncer de mama. Essa temática se deu em função da diretora da Escola, Cladir Colussi, que está em tratamento de câncer de mama há mais de um ano. Nesse período ela tem usado o lenço na cabeça em decorrência da queda de cabelo. Durante o Roda de Conversas, todas as professoras que também usavam o lenço cor de rosa, o tiraram, assim como a diretora. Ela, mesmo ainda com pouco cabelo, deixa de usar o turbante para mostrar a evolução do tratamento e deixar o alerta para a detecção precoce do câncer.

Professores da Escola Vivian Maggioni, juntamente com a diretora Cladir Colussi, tiraram os lenços em apoio ao tratamento de câncer de mama. (Fotos: Divulgação/Coordenadoria da Mulher)

De acordo com a Coordenadora da Mulher, Márcia Georg, foi um momento de muita emoção. “Foi um tralhado muito legal e fica o exemplo quanto a conscientização do trabalho em equipe. Durante mais de um ano a diretora está em tratamento com o total apoio dos colegas, que muitas vezes em função de quimo e radioterapia fica fragilizada e, com o apoio dos colegas, consegue manter-se ativa no trabalho. Ela e sua equipe são verdadeiros exemplos”.

A programação do Outubro Rosa/Azul segue com palestras e outras ações. Confira:

18/10 – Quarta-feira

REIKI

Horário:  das 13h30 às 17h

Promoção: Prefeitura Municipal e Vitalis – Instituto de Estudos e Terapia Alternativas

Público-alvo: Trabalhadores da Prefeitura

Local: CEAC – Centro de Atendimento ao Cidadão

*é necessária inscrição previa através do fone 3261-6992.

 

19/10 – Quinta-feira

CONCERTO OUTUBRO ROSA/AZUL

Participação do Médico Cardiologista Jairo Monson e da Enfermeira Tatiana Soares com a Palestra “Vinho como parte de um estilo de via saudável”

Horário: 19h

Promoção: AFAVIN, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Disque ECG, Prefeitura Municipal de Farroupilha

Público-alvo: apoiadores e parceiros da Secretaria da Saúde

Local: Casa de Cultura de Farroupilha

 

20/10 – Sexta-feira

BOM DIA DE NEGÓCIOS

Horário:  8h

Promoção: Núcleo de Mulheres Empreendedoras CICS

Público-alvo: Mulheres Empreendedoras

Palestrante: Nutricionista Veridiana Argenta

Local: CICS

 

20/10 – Sexta-feira

PALESTRA VIGILÂNCIA DO LAR

Horário: 14h

Promoção: Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária

Palestrante: Nutricionista Mestre Sabrina Bartz, do Instituto de Tecnologia de Alimentos da UFRGS

Público-alvo: Comunidade em Geral

Local: Salão Nobre da Prefeitura

 

25/10 – Quarta-feira

CURSO DE PANIFICAÇÃO

Horário: 13h30

Promoção: Prefeitura Municipal, SESC, Farinhas Antoniazzi (Moinho Ipiranga)

Público-alvo: Grupo Maturidade Ativa do SESC e Comunidade em geral

Local: Sindilojas

 

25/10 – Quarta-feira

PALESTRA SOBRE A SAÚDE EMOCIONAL DA MULHER

Horário: 19h

Promoção: Prefeitura Municipal, Liga de Combate ao Câncer, YANG Modeladores, Avon, Artesãos Farroupilhenses, Clubes de Mães Farroupilha, Grupo Maturidade Ativa SESC Farroupilha, CICS, Conselho Municipal da Mulher – CONDIM, SENAC, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Disque ECG, Associação das Voluntárias da Saúde, SENAC, Grupo Farroupilha Fazendo Arte.

Público-alvo: Comunidade em Geral

Palestrantes: Psicólogas Luciane Rombaldi David, Marilisa de Almeida e Veronica Georg Sinhor

Local: Câmara de Vereadores de Farroupilha

Entrada: 1Kg de alimento não perecível que será doado a Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha

 

09/11 – Quinta-feira

PALESTRA OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL

Horário: 14h

Local: Salão da Comunidade da Linha Paese

Promoção: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (CRAS II), Secretaria da Saúde e Pro Saúde

 

16/11 – quinta-feira

PALESTRA OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL

Horário: 14h

Local: Salão da Comunidade Linha Caçador

Promoção: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (CRAS II), Secretaria da Saúde e Pro Saúde

NOVEMBRO – data a definir

PALESTRA REDE DE PROTEÇÃO A MULHER

Promoção: Prefeitura Municipal

Público-alvo: Trabalhadores da área de saúde

Local: Auditório Hospital São Carlos

 

Ações:

  • São disponibilizados às comunidades do interior acesso a exame clínico de mamas e coleta de citopatológico. Em caso de grupo de risco, a enfermeira solicita mamografia. Esse é um trabalho conjunto entre Emater, Sintrafar e Secretaria de Saúde, que estão fazendo contato com todas as lideranças das comunidades para agendamento dos exames;
  • Iluminação de cor rosa na Praça da Matriz, Prefeitura Municipal e imagem de Nossa Senhora de Caravaggio;
  • Bandeiras rosas nas praças da cidade;
  • Decoração do hall de entrada da Prefeitura Municipal e do CEAC será feita com a parceria da Empresa AVON, Associação dos Artesãos de Farroupilha, Farroupilha Fazendo Arte, Associação de Prevenção e Combate ao Câncer de Farroupilha, Artesãs da Loja Artesanando e Professor Gilberto Taschin.
  • Palestras em empresas sobre fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, colo de útero e de próstata. Esse é um trabalho conjunto com a Liga de Combate ao Câncer. Caso a empresa tenha interesse deve entrar em contato elo telefone 3035-2488;
  • Nas Unidades Básicas de Saúde será trabalhado com os grupos o tema câncer de mama, colo de útero e de próstata, além do acesso às consultas e exames;
  • Oficinas com o Tema Outubro Rosa/Novembro Azul para os usuários dos CRAS e CREAS;
  • Carro de som;
  • Exposição de fotos: “Calendário 2018 – Solidariedade um Ato de Amor”, da Liga de Combate ao Câncer no Hall de Entrada do CEAC e da Prefeitura Municipal.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha