Publicidade

 

Ação ocorreu no encontro mensal de capacitação promovido pelo IFRS - Campus Farroupilha.

Muita arte, tintas, cores, troca de ideias e aprendizado. A Oficina Artes Plásticas no Ensino Fundamental - Trabalhando a Criatividade cativou os professores da rede municipal que participaram da ação em parceria com o IFRS - Campus Farroupilha. O workshop ocorreu no dia 19 de outubro e foi ministrado pela professora de artes do Instituto Federal Denise Bork.

Na oportunidade, foram compartilhadas as experiências com diferentes níveis de ensino, demonstrando como a arte é uma aliada para desenvolver outros conteúdos e a promoção de um espaço criativo. Após, todos presentes colocaram as mãos e pincéis nas tintas e soltaram a criatividade, livremente.

A docente Janete Fassini, supervisora educacional da Secretaria de Educação de Farroupilha, explica a importância de os professores regentes de 4º e 5º ano, participantes da oficina, terem se envolvido em um espaço de arte e a ligação da teoria com a prática:

- Proporciona aos nossos professores caminhos para conseguir transpor para a sala de aula e aplicar às crianças. A arte desenvolve o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento integral dos nossos alunos da rede. Dá a eles uma visão diferente. Foi gratificante ver os professores encantados com a oficina.

 

As capacitações

O encontro no IFRS - Campus Farroupilha faz parte do projeto de extensão do Instituto Federal A Infância e o Tempo da Aprendizagem nos Anos Iniciais, que é uma capacitação mensal à professores da rede municipal de Farroupilha, organizado pela professora do campus Viviane Paim e pela pedagoga Graciele Rosa da Costa juntamente com a Secretaria de Educação de Farroupilha.

A iniciativa ocorre desde abril de 2017. Já foram trabalhadas as temáticas: Avaliação por indicadores e o Tempo de Aprendizagem nos Anos Iniciais; Planejamento como Aliado do Professor; Gamefication na Educação; Problemas de Aprendizagem; e Leitura Divertida. No último encontro do projeto, que ocorre dia 7 de novembro, serão abordados os assuntos: História e Geografia do Rio Grande do Sul e a Construção de Jogos Adaptados.

Fotos: Divulgação | Fonte: IFRS