Publicidade

Carteira é feita para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos

Meia-entrada em eventos e no cinema, viajar de graça ou pagando menos e gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ID Jovem é um programa do Governo Federal que garante todos esses benefícios a jovens de baixa renda, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.

Segundo a lei, a carteira dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o País, realizados em locais públicos ou privados.

Também são reservadas aos jovens cadastrados duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual. Nas inscrições do Enem 2017, os participantes do ID Jovem conseguiram ainda o direito de não pagar a inscrição, informando o NIS na hora do cadastro.

O benefício é voltado para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. É necessário ainda estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Em Farroupilha o programa é desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No município 1827 jovens estão aptos para o benefício, porém, somente 14 cadastros foram realizados até o momento.

Mais informações sobre o programa ID Jovem podem ser obtidas na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude através dos telefones 54. 32687073 ou 996373010.