Publicidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, convoca os beneficiários do programa Bolsa Família para que compareçam a Unidade Básica de Saúde o mais breve possível para a pesagem. De 20 de novembro até 02 de dezembro haverá uma intensificação dos trabalhados. Desta forma, todas as UBSs deverão realizar a pesagem, de acordo com a livre demanda, nos horários das 9h às 11h30 e das 13 às 15h30.

A pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Devem ser pesadas mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de o a 7 anos e gestantes. O objetivo principal da pesagem é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família. Atualmente o município de Farroupilha tem 1.423 famílias cadastradas no programa do Governo Federal.

Os outros requisitos para a manutenção do programa são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos); atualização anual dos dados na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II).

Por meio das condicionalidades, o governo federal consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. Nesses casos, elas passam a receber atenção prioritária da assistência social para que voltem a ter acesso a esses serviços regularmente.