Publicidade

Farroupilha participou em 2016 do projeto “Feito na Biblioteca”, patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates e desenvolvido pela Caravan Studios. A ação utiliza as bibliotecas públicas dos municípios para colher a opinião da população sobre a criação de aplicativos de celular que beneficiem a cidade. O ganhador foi o Bybus, que permite o controle dos horários dos ônibus, localização, estrutura das paradas e situação do trânsito. O app foi desenvolvido gratuitamente pela Caravan Studios.

Agora o projeto entra na fase de mapeamento dos itinerários. Para isso, são necessários voluntários. O treinamento deve ocorrer no dia 30 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, oferecido pela empresa americana Trillium, que gerenciará o processo de mapeamento com dois profissionais vindos dos EUA especificamente para esta etapa.

E nos dias 1º e 2 de dezembro, os voluntários atuarão no processo de mapeamento dos itinerários, no IFRS – Campus Farroupilha, parceiro do Projeto By Bus. Esta etapa contempla a seguinte dinâmica:

  • Embarque no ônibus para o percurso de uma determinada rota. A cada ponto de parada, os voluntários deverão coletar as informações de localização (por meio de um dispositivo que será oferecido).
  • Catalogar todas as informações de localização do itinerário.
  • Ao final da coleta das informações, os voluntários serão levados aos laboratórios do IFRS Campus Farroupilha para a inserção das informações no sistema informatizado oferecido pela Trillium.
  • Nesta etapa de cadastro no sistema, verificações de qualidade das informações (como ajustes do ponto de parada exato e entre outros) serão realizadas pela equipe.

As inscrições devem ser feitas no link: bit.ly/bybus2017

A participação no treinamento e na atividade de mapeamento resultarão em um certificado para os voluntários (as quais podem ser aproveitadas como horas complementares para os cursos que exigem esta participação). Os custos de alimentação nos dias do processo de mapeamento serão pagos pelo projeto.

Projeto ByBus

O ByBus é um projeto que tem como objetivo viabilizar um aplicativo mobile para a melhoria da disponibilização de informações acerca do transporte público no município Farroupilha. Este projeto está sendo desenvolvido pela ONG americana Caravan Studios, a qual trabalha com desenvolvimento de aplicativos em parceria com as bibliotecas públicas de municípios selecionados. O foco da Caravan Studios é o projeto de aplicativos como resolução de demandas oriundas da sociedade.

O projeto tem uma demanda para o mapeamento exato das paradas de ônibus dos itinerários gerenciados, em Farroupilha, pela empresa Bento Transportes. Não há por parte da empresa responsável pela concessão, nem por parte do poder público, o gerenciamento destas informações em formato digital, tampouco no formato padrão exigido pelo sistema de gerenciamento de informações de trânsito: formato GTFS (General Transit Feed Specification).

Como produto final do projeto ByBus, este mapeamento será disponibilizado em uma base de dados mundial, de onde os mais diferentes aplicativos que proporcionam o serviço de visualização das informações dos sistemas de transporte públicos poderão fazer a extração dos mesmos para seus aplicativos. O objetivo é oferecer suporte do transporte público de Farroupilha para os aplicativos Google Maps (http://maps.google.com) e Transit (https://transitapp.com/); ambos disponíveis de forma gratuita nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e iOS.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha