Publicidade

Universidade de Caxias do Sul concedeu reconhecimento por Mérito Comunitário ao município.

O prefeito Claiton Gonçalves recebeu a Medalha Prefeito Hermes Webber na sexta-feira, dia 1º, em ato realizado na Universidade de Caxias do Sul, que comemora seu cinquentenário neste ano.

Outorgada pelo Conselho Universitário, a Medalha Prefeito Hermes Webber é uma homenagem a personalidades, entidades, empresas, associações e municípios que se destacaram, ou se destacam, na promoção de ações sociais que visam ao desenvolvimento humanitário, econômico e cultural da sociedade. Cerimônia de outorga foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, e integra as comemorações de 50 anos da Universidade de Caxias do Sul.

“Comemorar os 50 anos desta Instituição é criar momentos significativos, como o de hoje, para que se possa, junto às comunidades interna e externa, recordar os seus feitos, honrar o seu passado e agradecer às pessoas que contribuíram e contribuem de forma pessoal ou institucional em favor do desenvolvimento da educação e da ciência, bem como do progresso da comunidade regional e do país”, disse Evaldo Kuiava, reitor da universidade. O ato contou ainda com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori.

 

Os homenageados:

 

Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) – Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA) – Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) – Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) – Município de Bento Gonçalves – Município de Bom Princípio – Município de Canela – Município de Caxias do Sul – Município de Farroupilha – Município de Flores da Cunha – Município de Guaporé – Município de Nova Prata – Município de São Sebastião do Caí – Município de Vacaria.

Quem foi Hermes João Webber
Caxiense nascido em 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na Prefeitura Muncipal de Caxias do Sul, onde passou por cargos como de escriturário de Diretoria da Fazenda; chefe da Seção de Obras e Urbanismo; subprefeito do 1º Distrito; diretor de Obras, Viação e Saneamento; e de Estradas de Rodagem. No Departamento de Obras, também atuou como secretário. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, a partir de 1952, completou o mandato do titular (que se retirou para assumir a Secretaria de Obras Públicas do Estado) em 1954 e 1955. Eleito prefeito, ficou à frente do Executivo de 1964 a 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos (próximo ao Senac), o Mercado Público Municipal, a Vila dos Municipários (atual bairro Pioneiro), deu início à construção do Sistema Maestra e implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foi também o primeiro presidente Codeca e curador do Ministério da Educação. Criada em 1949 pela Prefeitura Municipal, a Faculdade de Belas Artes foi a primeira de Ensino Superior no município, sendo incorporada à UCS em 1967. Webber faleceu em 1983, aos 68 anos.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha